Blog dos participantes do Projeto “Patrimônio Vivo”, um dos Pontos de Cultura selecionados em 2009 no Ceará. O projeto é uma das atividades do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (ONG Iphanaq).
segunda-feira, 23 de maio de 2011
CANAFÍSTULA VELHA RECEBE EXIBIÇÃO DO CINECLUBE IPHANAQ
Dando seqüência ao seu calendário de exibições de cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim, o Cineclube Iphanaq esteve no último sábado 21 de maio, às 19h, na comunidade de Canafístula Velha- região do Pirabibu. Na oportunidade foi exibido o filme: Abril Despedaçado de Walter Salles.
O referido filme retrata o contexto do sertão brasileiro nas décadas de 1910 e 1920, profundamente marcadas pela violência. O enredo do filme gira em torno de uma camisa manchada de sangue que balança com o vento, simbolizando uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra, num cenário de vingança, como dita o código da região na época.
Logo após a exibição aconteceu um debate, onde os moradores da comunidade colocaram suas idéias e percepções sobre o filme. Segundo a professora Ana Selma, presente ao evento, “essa iniciativa da Ong. Iphanaq de levar o cinema ao sertão é uma ação cultural importante, pois as pessoas das comunidades rurais na sua grande maioria nunca assistiram a uma sessão de cinema, e esse projeto tem oferecido essa oportunidade”.
No final o coordenador do Cineclube, Neto Camorim, agradeceu a presença de todos e aproveitou o momento para articular com a comunidade a visita que está sendo programada em setembro com os alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, turmas de 2010 e 2011, marcando o encerramento das Oficinas de Educação Patrimonial, ministrada pelo Prof. Clewton Nascimento. Essa atividade será oportuna para se conhecer o patrimônio histórico e cultural também da zona rural, e de maneira especial a sede da antiga fazenda de Marica Lessa, atualmente Canafístula Velha, onde aconteceu a exibição do cineclube.
O projeto cineclube é uma ação cultural realizada pelo Iphanaq e o Sesc-Ler de Quixeramobim e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.
Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário