A comunidade de Mearim, distrito de Lacerda, 44 km, da sede do município, recebeu pela primeira vez, na última quarta, dia 29 de fevereiro, exibição de cinema na estréia do cineclube Sesc Iphanaq 2012. Na oportunidade foi exibido o filme “O Quinze”, Jurandir Oliveira. Gravado no sertão de Quixadá em 2007, o filme relata a grande seca que viveu o Ceará em 1915, onde no sertão central também foi afetado, dizimando boa parte da população local e dos animais, que morriam de fome. Aqueles que sobreviveram foram negociados por um pouco de comida ou algum dinheiro, para junto com a família fugiram do sertão rumo a Fortaleza, enfrentando grandes dificuldades no percurso até a capital.
Segundo Ailton Brasil e Edmilson Nascimento, que coordenaram a sessão de cinema, fazendo o trajeto de caminhão pau de arara, o público presente, algo em torno de 65 pessoas, ficaram satisfeitos com a iniciativa da Ong. Iphanaq, de ter proporcionado a comunidade esse momento cultural tão importante. Algo que eles puderam conversar após o filme, comparando com a realidade. Destacou o Sr. Nozinho, morador da comunidade de Mearim.
Ailton Brasil ainda destacou que após encerrar o debate, ficou conversando com alguns populares que não falaram durantes as discussões, um senhor comentou que o filme fez lembrar quando ele morava no maciço de Baturité e se deslocava a pé para Fortaleza em busca de trabalho. “Isso é muito interessante as pessoas recordarem as suas memórias a partir do cinema, em locais que geralmente as pessoas nunca tiveram acesso”. Ressaltou Ailton Brasil.
O Cineclube é uma ação cultural itinerante realizado pela Ong. Iphanaq e o SESC-Ler de Quixeramobim que uma vez por mês exibe cinema gratuito nas comunidades rurais do município. Tem o apoio da rádio Difusora Cristal e do Sistema Maior de Comunicação.
Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Edmilson Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário