No último dia 11 de fevereiro, o Cineclube Iphanaq deu início suas atividades em 2015 realizando exibições de filmes na comunidade de Jurema, região do Pirabibu. Na ocasião foram apresentados para o público presente, após a novena dos festejos da padroeira, os curtas. “Nossa vida não cabe num curta”, de Eveline Abreu e o “Boi de Quixeramobim” do mestre Piauí, produção do ponto de cultura patrimônio vivo.
O primeiro documentário exibido mostra como a vida de alguns estudantes ganha um novo sentido quando eles ingressam no ensino superior, em Fortaleza, e voltam para as suas comunidades, no interior do Ceará, para compartilharemos conhecimentos com os produtores locais. A troca de informações permite um aprendizado que vai desde os cuidados com a terra até a maneira de tratar o rebanho, se aprofundando num vasto mundo de compreensão, cuidados, parceria e cumplicidade. Uma lição de vida que não se sabe onde começa e cujos resultados jamais caberiam num curta devido tanta história de superação e resultados significativos.
De acordo com a professora Neide Almeida, seria muito interessante se de fato as pessoas quando adquirissem mais conhecimentos voltassem trocar experiências na sua comunidade e partilhar o que aprendeu visando a melhoria de vida de todos. Infelizmente o nosso modelo de educação ainda expulsa as pessoas do campo para os grandes centros ou exterior, por falta de oportunidade decente em sua região. E esse filme nos mostra o contrário. As pessoas vão estudar na capital, mas retornam com seus conhecimentos visando à melhoria da qualidade de vida de suas comunidades. Devemos refletir a luz de nossa realidade o quando seria importante se aplicássemos o que aprendemos visando o bem estar do nosso povo. O nosso país teria outro nível de desenvolvimento humano. Assim destacou.
No segundo filme exibido, o documentário Boi de Quixeramobim do mestre Piauí, que retrata sua experiência como brincante de Boi de Reisado há mais de 60 anos, público presente, de maneira especial as crianças, ficaram muito empolgadas durante a exibição.
Segundo o senhor Acrízio ao assistir o documentário lhe veio à lembrança de quando era criança e acompanhava as brincadeiras de boi de reisado nas comunidades da região. Tinha-se uma infância feliz e bem divertida. No passado tinha mais brincante de boi de reisado e hoje só conheço o mestre Piauí, que inclusive já realizou apresentação em nossa comunidade. Acho que deveríamos valorizar mais a nossa cultura popular. Assim se expressou durante o debate. Em seguida fez os agradecimentos pela presença do cineclube pela segunda vez na comunidade de Jurema.
O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq com o apoio cultural do SESC-Ler de Quixeramobim e do Sistema Maior de Comunicação.
Veja a seguir o calendário de exibições de 2015.
JANEIRO– Realizado dia 11/02 – Jurema- Pirabibu
FEVEREIRO– dia 21 – Assent. Tanquinhos – Paus Brancos
MARÇO – 20 – Assent. Amazonas – Belém
ABRIL– dia 10 – Uruquê – sede
MAIO – dia 08 – Aroeira – Sede Rural
JUNHO – dia 19 – Assent. Maraquetá – Passagem
JULHO – dia 03/ dia 17 – Fogareiro- Passagem/ S. Bento – Manituba
AGOSTO – dia 07 – Nenelândia
SETEMBRO – dia 18/ dia 29 – Assent. Canaã- Lacerda/ Carnaubinha
OUTUBRO– dia 02/ dia 23 – Lagoa Nova – Manituba/ Encantado-sede
NOVEMBRO – dia 24 – Carnaúba-Manituba
DEZEMBRO- dia 04/dia 18 – Lagoa Cercada/ Canafístula Velha- Pirabibu
OBS: Essas datas podem ser alteradas de acordo com a coord. do Cineclube ou das comunidades
Neto Camorim- Coordenador do Cineclube Iphanaq.
Fotos: Edmilson Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário