EDITAL 001/2010
SELEÇÃO DE ALUNOS PARA AS OFICINAS DO PONTO DE
CULTURA PATRIMÔNIO VIVO
O Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim IPHANAQ, torna público para o conhecimento de todos os interessados o presente edital, que regulamenta as inscrições e a seleção para as oficinas do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e dar outras providências.
1 DA SELEÇÃO
1.1 Poderão participar da seleção todas as pessoas interessadas em cultura e suas mais variadas manifestações, principalmente na formação e registro do patrimônio cultural de Quixeramobim e gestão cultural.
1.2 A seleção constará de análise de Curriculum Vitae e de uma produção textual de no mínimo 20 linhas sobre o tema: Desenvolvimento e Patrimônio Cultural: o que fazer para preservar nossa história e memória?
1.3 A produção textual será realizada no dia 05 de junho de 2010 às 08:00 da manhã no Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, à Avenida Dr. Joaquim Fernandes, 95 - Centro.
1.4 Poderão participar da seleção, jovens e adultos das mais diferentes faixas etárias desde que tenham compromisso, de ao final do projeto ser um agente cultural multiplicador do seu aprendizado. Além disso, deve elaborar um projeto cultural (individual ou em grupo) para ser avaliado pela Ong IPHANAQ, e desenvolvido na sua comunidade, como compromisso de ter se capacitado no ponto de cultura.
2 DO NÚMERO DE VAGAS
2.1 Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para as oficinas com duração de 01 (um) ano, sendo garantida 01 (uma) vaga para cada distrito de Quixeramobim e as demais para aluno (as) de escolas públicas estaduais e municipais de todos os bairros da cidade.
2.2 Para participar da seleção os interessados precisam ter concluído o ensino fundamental e afinidade com temáticas relacionadas à questão cultural que serão desenvolvidos no projeto e residirem no município de Quixeramobim.
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 30 de abril a 28 de maio de 2010 de segunda a sexta (exceto feriado), no Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, das 08:00 as 11:30 e de 14:00 as 17:30 horas.
3.2 As inscrições devem ser feitas pessoalmente pelo candidato.
3.3 No ato da inscrição o candidato (a) deverá entregar:
a) O Curriculum Vitae; (Modelo padrão em anexo)
b) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada contendo seus dados pessoais: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento (caso não tenha RG) e declaração da escola se for estudante e endereço completo;
c) A ficha deverá ser entregue preenchida no ato da inscrição.
4 DA CARGA HORÁRIA
4.1 As oficinas acontecerão aos finais de semana. (sábado o dia todo e domingo até meio dia) no Liceu de Quixeramobim, Av. Dr. Joaquim Fernandes nº 95.
4.2 O período de duração das oficinas é de 01 (um) ano. Lembrando que geralmente acontecerão no mínimo (02) dois encontros por mês.
4.3 Os alunos selecionados terão uma carga horária de 216 hora/aula, sendo exigido no mínimo, 75% de presença. Caso contrário, não receberá certificado com a totalidade da carga horária das oficinas. Só terá certificado de participação.
4.4 Logo após o resultado final da seleção (com data a confirmar) haverá um encontro com todos os selecionados para informar quais serão as oficinas e sua respectiva carga horária e outros informes.
4.5 Além dos 75% de presença exigida, quem faltar as duas primeiras oficinas em todos os horários, estará automaticamente desligado do projeto, e assinará o termo de desistência para que seja convocado outro candidato que tenha participado da seleção, seguindo a ordem de classificação.
5 DAS VANTAGENS
5.1 Os participantes das oficinas do ponto de cultura patrimônio vivo receberão no final do projeto certificados expedido pelo IPHANAQ com um total de 216 horas.
5.2 Todas as oficinas serão gratuitas e seus participantes ainda poderão participar dos encontros dos pontos de cultura, estadual e nacional, quando selecionado.
5.3 Todo o material produzido nas oficinas pelos alunos será disponibilizado na internet em software livre, no blog e site do ponto de cultura.
5.4 As 03 (três) melhores produções textuais dos candidatos selecionados serão publicados no site do ponto de cultura Patrimônio Vivo e na Coluna Banquete Geral do Sistema Maior de Comunicação, ou em outras mídias disponíveis pelo IPHANAQ.
6 DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO
6.1 O resultado da seleção será divulgado em locais públicos para a consulta de todos os interessados, como também, nas emissoras de rádios do município, além do blog www.pontoiphanaq.blogspot.com e site www.patrimoniovivo.com.br
6.2 O resultado da seleção será no dia 16 de junho de 2010 (data provável).
6.3 As decisões da comissão de seleção são soberanas.
7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 O IPHANAQ não se responsabilizará pela hospedagem dos participantes das oficinas (caso sejam candidatos da zona rural), mas pode contribuir no que for possível, tentando conseguir local para ficar na cidade nos dias das oficinas.
7.2 Os alunos das oficinas terão lanche nos três turnos de aula.
7.3 Todas as ações desenvolvidas pela ONG IPHANAQ relacionadas ao ponto de cultura ou outras ações culturais, deverá contar com a colaboração dos alunos das oficinas como contrapartida pela sua formação. Isso deve ser compromisso de todos.
7.4 A autenticidade das informações e documentos apresentados para inscrição no presente edital é de inteira responsabilidade do candidato, devendo o mesmo arcar com quaisquer irregularidades verificadas. Caso as informações não sejam verdadeiras o mesmo será eliminado do processo de seletivo.
7.5 Para maiores informações entrar em contato com o IPHANAQ. Tel.(88) 9220-0056/ Neto Camorim-3441-3002/ 9926-1048. Ailton Brasil- 9236-3411
E-mail: iphanaq@gmail.com
7.6 Os casos omissos serão decididos pela comissão de seleção, em comum acordo com a coordenação do projeto: Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.
Quixeramobim, 30 de abril de 2010.
José Ailton Brasil de Lima
Comissão de seleção
Lívia Vanessa Ivo de Castro
Comissão de seleção
Francisco Chagas da Silva Neto
Presidente do IPHANAQ e da comissão de seleção
Nenhum comentário:
Postar um comentário