No último
dia 02 de maio aconteceu na Casa de Conselheiro a 39ª edição do Papo Cultural
que teve como convidado o professor de história recém graduado na UECE-FECLESC-
Quixadá, Felipe Gerônimo da Silva. Na
ocasião apresentou seu trabalho de monografia que tem como tema: “O Rolling Playng Game nas Aulas de História
da Escola de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Fernandes”. Escola esta
pertencente à rede municipal.
Inicialmente
o coordenador do papo cultural, Neto Camorim fez uma breve apresentação do
convidado e em seguida Felipe Gerônimo apresentou sua pesquisa.
Começou destacando a grande dificuldade que
encontrou na universidade para conseguir um professor para orientar sua pesquisa.
Eles sempre colocavam que era complicado desenvolver essa pesquisa em RPG. Esse
jogo de interpretação de papéis. Para o ensino de história é algo novo, mas em
outras disciplinas na área das ciências exatas já são trabalhado há muito
tempo. Ressaltou Felipe Gerônimo.
Além da dificuldade de encontrar apoio na
universidade, a própria escola no qual trabalhava colocou obstáculo. Foram três
anos de muita luta, mas convenci com trabalho e dedicação que era possível desenvolver
tal pesquisa. Depois de muita insistência encontrei orientação e os resultados esperados
foram atingidos. Mesmo que preliminarmente.
Para trabalhar com RPG, esse jogo de
interpretação de papéis é preciso muita dedicação do professor para orientar e
estimular os alunos através desse jogo se sentirem estimulados a estudarem
história. Disciplina para a grande maioria dois alunos vista como “decoreba”.
Foi com o intuito de mudar essa questão que passei a usar esse jogo com o
objetivo de estimular os alunos a ler e interpretar os fatos históricos e não
apenas decorar datas. Foi um trabalho árduo. Ficava com eles no contra turno e muitas
vezes nos finais de semanas em suas casas, para aperfeiçoar a pesquisa.
No geral acredito que alcancei o resultado
esperado. Os alunos se mostraram mais interessados no estudo da história e mais
curiosos na busca de informações. Para tanto é importante ressaltar o papel
importante que deve ocupar o professor na aplicação desse jogo, para não deixar
as coisas soltas e os alunos aprenderem a história com explicações equivocadas
beirando o anacronismo, como muitas vezes acontece. O professor, portanto deve
está atento. Destacou.
Segundo Felipe Gerônimo, o próximo passo é
aplicar o uso do RPG nas turmas de ensino médio no qual trabalha para observar
os resultados em outro nível. Pois nessa pesquisa podemos evidenciar que novas
técnicas no ensino são sempre bem recebidas pelos alunos. Cabendo ao professor
ser o mediador. Não apenas nas aulas de história, mas deve ser aplicado em
outras disciplinas.
Após a sua apresentação aconteceu uma
importante discussão sobre o tema, onde o professor Willamy Nunes colocou várias
questões sobre o uso do RPG em sala de aula na tentativa de ampliar as metodologias
para um melhor aperfeiçoamento do ensino e aprendizado dos alunos.
Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento
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