domingo, 4 de maio de 2014

FELIPE GERÔNIMO APRESENTA MONOGRAFIA SOBRE O USO DO RPG NAS AULAS DE HISTÓRIA NO PAPO CULTURAL



No último dia 02 de maio aconteceu na Casa de Conselheiro a 39ª edição do Papo Cultural que teve como convidado o professor de história recém graduado na UECE-FECLESC- Quixadá, Felipe Gerônimo da Silva. Na ocasião apresentou seu trabalho de monografia que tem como tema: “O Rolling Playng Game nas Aulas de História da Escola de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Fernandes”. Escola esta pertencente à rede municipal.
Inicialmente o coordenador do papo cultural, Neto Camorim fez uma breve apresentação do convidado e em seguida Felipe Gerônimo apresentou sua pesquisa.
Começou destacando a grande dificuldade que encontrou na universidade para conseguir um professor para orientar sua pesquisa. Eles sempre colocavam que era complicado desenvolver essa pesquisa em RPG. Esse jogo de interpretação de papéis. Para o ensino de história é algo novo, mas em outras disciplinas na área das ciências exatas já são trabalhado há muito tempo. Ressaltou Felipe Gerônimo.
Além da dificuldade de encontrar apoio na universidade, a própria escola no qual trabalhava colocou obstáculo. Foram três anos de muita luta, mas convenci com trabalho e dedicação que era possível desenvolver tal pesquisa. Depois de muita insistência encontrei orientação e os resultados esperados foram atingidos. Mesmo que preliminarmente.
Para trabalhar com RPG, esse jogo de interpretação de papéis é preciso muita dedicação do professor para orientar e estimular os alunos através desse jogo se sentirem estimulados a estudarem história. Disciplina para a grande maioria dois alunos vista como “decoreba”. Foi com o intuito de mudar essa questão que passei a usar esse jogo com o objetivo de estimular os alunos a ler e interpretar os fatos históricos e não apenas decorar datas. Foi um trabalho árduo. Ficava com eles no contra turno e muitas vezes nos finais de semanas em suas casas, para aperfeiçoar a pesquisa.
No geral acredito que alcancei o resultado esperado. Os alunos se mostraram mais interessados no estudo da história e mais curiosos na busca de informações. Para tanto é importante ressaltar o papel importante que deve ocupar o professor na aplicação desse jogo, para não deixar as coisas soltas e os alunos aprenderem a história com explicações equivocadas beirando o anacronismo, como muitas vezes acontece. O professor, portanto deve está atento. Destacou.
Segundo Felipe Gerônimo, o próximo passo é aplicar o uso do RPG nas turmas de ensino médio no qual trabalha para observar os resultados em outro nível. Pois nessa pesquisa podemos evidenciar que novas técnicas no ensino são sempre bem recebidas pelos alunos. Cabendo ao professor ser o mediador. Não apenas nas aulas de história, mas deve ser aplicado em outras disciplinas.
Após a sua apresentação aconteceu uma importante discussão sobre o tema, onde o professor Willamy Nunes colocou várias questões sobre o uso do RPG em sala de aula na tentativa de ampliar as metodologias para um melhor aperfeiçoamento do ensino e aprendizado dos alunos.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

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