O projeto Papo Cultural celebrou um número significativo na última sexta-feira, 27, na Casa de Conselheiro. Foi a quinquagésima (50ª) edição do Projeto, que tem como foco conversar com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e o desenvolvimento cultural e educacional em Quixeramobim e na Região.
Para festejar a data, a ONG IPAHANQ, organizadora do evento, convidou os alunos do projeto Patrimônio na Tela, para mostrarem um pouco de suas produções audiovisuais desenvolvidas a partir do projeto. Foram apresentados ao público o documentário “A Bola, o Trem e o Rádio”, e ainda falas sobre o filme “Damas de Barro”.
Em Equipe - Os alunos do curso - Elistênio Alves, Dimitra Queiroz e Edmilson Nascimento - mostraram um pouco do trabalho de produção e concepção da ideia do filme “A Bola, o Trem e o Rádio”. Foi um momento de apresentação das primeiras entrevistas realizadas, ainda no processo de pesquisa com o personagem que carrega a história do vídeo, o radialista Viana Filho.
Os alunos mostraram um pouco dos momentos ‘extra’ gravações, e ainda o cronograma de filmagem e a opção visual do filme para chegar ao produto final. Além disso, o momento foi propício porque o próprio filme sofreu influência forte do projeto Papo Cultural, pois o interesse de filmar o Viana como personagem surgiu após apresentação do mesmo na edição de número 16 do Projeto.
As alunas do Patrimônio na Tela - Mayara Albuquerque e Maria Auricélia - também falaram no Papo. As duas falaram do processo de edição e da fase atual do filme “Damas de Barros”. A película filmada na localidade de Poço Grande contará a história de quatro senhoras que trabalharam com barro, as chamadas ‘louceiras’. O produto deverá ser lançado em junho, durante a Noite Reimosa, evento já anualmente marcante, articulado por membros da ONG IPHANAQ.
Fotos: Edmilson Nascimento e Neto Camorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário