Aconteceu no dia 25 de outubro na
casa de Antonio Conselheiro a 33ª edição do Papo Cultural, que teve como
convidada a Psicóloga Nayara Régyla
Silva Ribeiro. Na ocasião realizou a apresentação de seu artigo, que tem
como título: psicologia escolar e
formação docente: encontros e conversas. Pesquisa feita durante três meses de estágio supervisionado
na Escola de Ensino Fundamental Heloísa Dinelly em Quixeramobim, para conclusão
do curso de Psicologia na Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá-CE, no
primeiro semestre de 2013.
Durante a apresentação de seu
trabalho, Nayara destacou a importância da psicologia escolar no apoio
pedagógico das escolas, mas que isso ainda é muito distante da realidade na
maioria das escolas públicas do país. Aliás, até nas particulares são poucos
profissionais envolvidos no projeto pedagógico das escolas. E quanto tem,
muitas encaram o psicólogo como se ele pudesse revolver todos os problemas e
deficiências de aprendizagem e casos de indisciplinas da escola. Enfim, muitos
esperam que o psicólogo seja a tábua de salvação de todas essas dificuldades. E
não será. Destacou.
Foi justamente diante de tais
inquietações e desafios que desenvolveu a pesquisa na Escola Heloísa Dinelly.
Segundo Nayara, no início de seu trabalho de campo, os professores ficavam
curiosos só observando sua presença na escola, mas depois com o desenvolvimento
da proposta, foram se aproximando, o que facilitou a realização das oficinas
com eles. Foi um momento muito rico, cheio de trocas de experiências, diante de
tantos desafios que tem uma escola de periferia. A maioria do grupo de
professores é comprometida para o sucesso escolar e com a aprendizagem das
crianças. Mesmo sendo a maior parte deles prestadores de serviço. Isso nos
mostra que é possível um trabalho melhor desde que as políticas públicas
educacionais fossem tratadas com mais seriedade e planejamento a médio e longo
prazo, com a construção de uma proposta pedagógica que envolva outros profissionais
que possam dar suporte ao trabalho dom professor. E o psicólogo escolar pode
contribuir para isso.
Segundo Ailton Brasil, presidente da
Ong. Iphanaq, que estava presente no evento, a pesquisa realizada por Nayara
Ribeiro deve ser socializada nas escolas para o conhecimento dos professores de
todas as áreas. A referida pesquisa tem muito a contribuir na nossa atuação
enquanto professor, que enfrenta dia a dia desafios diversos em sala de aula. E
essa pesquisa será de muita valia, pois nos fornece subsídios para essas
questões, que necessitam do apoio da psicologia escolar. Nossa formação docente
é precária dessas informações. Destacou Ailton Brasil.
Para finalizar o papo cultural foi
realizado um debate onde outras questões também foram discutidas pelo público
presente, composto por professores, estudantes, pais e profissionais liberais.
Após o debate o coordenador do
evento, Neto Camorim, fez a entrega de uma menção honrosa da Ong. Iphanaq para
a convidada pela apresentação de sua pesquisa.
Além da
apresentação da pesquisa foi realizada a exposição de imagens fotográficas
feitas durante a 26ª Romaria da Terra de Canudos, na Bahia, nos dias 18 a 20 de
outubro que contou com a participação de um grupo de integrantes do IPHANAQ.
Neto Camorim, Edmilson Nascimento, João Paulo Barbosa e Elistênio Alves.
Conduzido pelo motorista Fausto Lopes.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que
contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a
difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de
nosso município.
Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Ailton Brasil
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