quinta-feira, 23 de abril de 2015

Poço Grande recebe exibição do CINECLUBE IPHANAQ

No último dia 15 de abril, a comunidade de Poço Grande, sede rural de Quixeramobim, recebeu a caravana da ONG IPHANAQ para mais uma exibição de cinema pelo Sertão, com o projeto CINECLUBE IPHANAQ. Na oportunidade os moradores assistiram dois filmes ligados à área do esporte.
As duas produções apresentadas foram produzidas no Ceará. A primeira delas foi “Loucos de Futebol”, do cineasta Halder Gomes. O filme retrata o amor de um torcedor por seu time. Halder é cearense, natural de Senador Pompeu, e mostrou em seu filme a paixão sua e de milhares de loucos pelo time do Fortaleza. As gravações aconteceram no entorno do Estádio Castelão, antes mesmo da reforma para a Copa do Mundo de 2014. O documentário é também uma homenagem para seu primo, que morreu em decorrência de violência causada por torcidas rivais.
A segunda apresentação foi o documentário “A Bola, o Trem e o Rádio”, da turma (2014) do projeto Patrimônio na Tela. O filme retrata um pouco da vida do radialista Viana Filho. O personagem é uma figura do imaginário popular da cidade. Sua vida é marcada pelo trabalho na infância como telegrafista de trem, depois pela inserção no mundo do futebol e em seguida no meio do rádio, sempre marca na trajetória. Viana é mostrado narrando jogos de várzea no interior, uma das principais características da película. Logo após a exibição, foi aberto um pequeno debate sobre a construção do filme.

Texto: Elistênio Alves
Fotos: Neto Camorim e Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário