quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CINECLUBE IPHANAQ RETORNA A NENELÂNDIA COM MAIS UMA EXIBIÇÃO NA ESCOLA

No dia 21 de agosto, o cineclube esteve mais uma vez na Escola Francisco Carneiro Sobrinho, em Nenelândia, realizando exibição de cinema naquela comunidade. Na ocasião, foi exibido o filme “Bezerra de Menezes - o diário de um espírito” [ Direção Gláuber Filho e Joel Pimentel]. Antes, foi apresentado o documentário “A bola, o trem e o rádio”, de Elistênio Alves. O referido documentário tem como protagonista principal o radialista e plantonista esportivo Viana Filho. Após a exibição, Elistênio Alves, que estava presente ao evento, teceu alguns comentários sobre a produção do seu filme.

Já o filme Bezerra de Menezes – o diário de um espírito apresenta a vida do personagem, que começa em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje município de Solonópole - Ceará. No universo sertanejo, Bezerra de Menezes forjou seu caráter e, aos 18 anos, inicia no Rio de Janeiro seus estudos de medicina. Na Capital da República à época, foi um grande abolicionista e elegeu-se vereador e deputado, por várias legislaturas. Porém, o trabalho anônimo em favor dos mais humildes foi que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo, que o chamava Médico dos Pobres.
Sua trajetória foi marcada pelo amor e pela caridade. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como o médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta. Um exemplo de homem que fez da sua vida um meio de servir ao próximo e à sua pátria.

"O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que, sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida". (Bezerra de Menezes)
Segundo a professora Idalina Reis, toda vez que o cineclube retorna à comunidade e oportuniza os alunos da escola participação na exibição, só tem somado para que os jovens compreendam dentro de uma proposta pedagógica o quando o cinema pode contribuir para sua formação cidadã e para uma leitura crítica da realidade.
O projeto cineclube é uma realização da ONG Iphanaq, com o apoio cultural do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação. O Projeto realiza, mensalmente, exibição de cinema nacional gratuito nas comunidades do município de Quixeramobim.

Neto Camorim – Coordenador do Cineclube Iphanaq
Elistênio Alves – Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário