sexta-feira, 2 de julho de 2010

PARABÉNS CORREIOS! REFORMAR PARA PRESERVAR, E NÃO PARA DESTRUIR.

No dia 01 de julho último, foi reinaugurada a agência dos Correios de Quixeramobim. Numa solenidade que contou com a presença de diversas pessoas e autoridades, como, os representantes da diretoria regional dos Correios-Ce, do Bradesco agência local, BNB, Câmara Municipal, diretores de escolas, público em geral, e do Prefeito Municipal Edmilson Junior.

Como convidado, estive representando o IPHANAQ neste evento, e algo mim chamou atenção nas falas dos oradores. Todos ressaltaram a importância de se preservar a história e memória. Vou explicar por que: Ao reformar a agência local, a equipe de engenharia contratado, fez um bonito trabalho de restauração da antiga fachada, trazendo o nome Correios e Telégraphos, com “ph”, como era antes em Quixeramobim. Um trabalho belíssimo, que além de proporcionar um maior espaço para atender seus clientes com mais qualidade e excelência nos seus serviços, ainda trouxe a todos os presentes, a reflexão do quanto é importante preservar o patrimônio histórico de um povo.

Espero que esse gesto dos Correios tenha servido de exemplo a todas as autoridades políticas de nosso município ali presente, e de maneira especial o senhor prefeito municipal, de como se deve valorizar a história e memória de um povo, e não ficar adiando o processo de tombamento municipal. Medida que nossa cidade necessita a muitos anos, diante da demolição dos prédios históricos que ainda restam, e da especulação imobiliária que existe no centro histórico, onde os investidores só têm olhares para a idéia do “novo” e do moderno, em nome de um suposto desenvolvimento, sem nenhuma relação com a nossa história.

Os Correios de fato, deram uma verdadeira lição as nossas autoridades municipais, prefeito e vereadores, que ficam insensíveis a essa questão, mostrando, que é perfeitamente possível conviver o novo com o antigo, sem destruir tais edificações.

Chamou-me muita atenção, a fala do senhor prefeito nessa solenidade, quando disse entre outras coisas, a preocupação de sua gestão em preservar a história de nosso município, restaurando as fachadas da sede da Prefeitura Municipal e das Secretarias que funcionam em prédios históricos. Acho que ele se empolgou com a fala dos diretores dos Correios, que enfatizaram tanto a importância da preservação da história e acabou falando isso. Pois o que presenciamos constantemente em nossa cidade é justamente o contrário. Não existe uma política pública municipal voltada para a preservação do patrimônio histórico entre outras questões culturais.

Está com mais de um ano que a prefeitura foi comunicada e até hoje, não seguiu as orientações do IPHAN e do Ministério Público Estadual, que já definiram a área poligonal do centro histórico e até o presente momento, o senhor prefeito não enviou a Câmara Municipal o decreto estabelecendo o tombamento. E outra, o próprio poder municipal é conivente com a destruição dos prédios histórico e construções irregulares, pois não fiscaliza. Ao contrário, muitas vezes, a prefeitura também faz alterações de pinturas, como no casarão onde funciona o poder municipal, colocando letreiros, descaracterizando a fachada do prédio. Segundo o arquiteto Fausto Nilo, um verdadeiro absurdo e um desrespeito a memória de nossa cidade.

Quixeramobim para quem não sabe, é uma das sete mais antigas cidades do Ceará, e só existem dois prédios históricos tombados. O prédio da Câmara e antiga cadeia a nível federal pelo IPHAN e a casa onde nasceu Antonio Conselheiro a nível estadual pela SECULT. Mesmo diante dessa situação, os nossos governantes locais não têm dado a devida importância para a nossa história, tão rica em acontecimentos relevantes para a história do Ceará e do Brasil. Por exemplo: Aqui nasceu Antonio Conselheiro. Precisamos valorizar mais a história desse grande líder, ainda mal compreendido em nossa cidade. Também é terra do mestre Piauí com seu boi de reisado, das festas de Santo Antônio e outras manifestações culturais.

Espero que depois do exemplo da restauração da agência dos Correios, o senhor prefeito se sensibilize e veja o quanto é importante a preservação do patrimônio histórico, seja ele material ou imaterial. E não fique só em discursos de inaugurações ou em épocas de campanhas eleitorais, mas que de fato tais ações possam acontecer com a participação da sociedade, que também pode e quer contribuir. Mas para que isso aconteça é preciso vontade e compromisso político com as questões históricas e culturais. Não dá mais para encarar essa situação, com pensam alguns de seus assessores e aliados políticos e de interesses comercias. Eles avaliam que esse discurso da preservação do patrimônio seja conversa de algumas pessoas sem credibilidade ou sem competência, como tem sido acusado IPHANAQ algumas vezes. Será que os diretores dos Correios e do Bradesco que estavam na reinauguração da agência dos Correios local, e todos ali presentes reconhecendo a importância da preservação do patrimônio também são incompetentes ou sem credibilidade? Vejo que já estamos é atrasado em fazer algo realmente concreto do que ficar enrolando e deixando o tempo passar e a cidade perder suas referências históricas e o povo ter as suas memórias serem destruídas.

Vale ressaltar, que a sociedade civil tem mesmo é que cobrar das autoridades responsáveis. É esse o nosso papel enquanto cidadão. E enquanto IPHANAQ, a nossa luta vai continuar, e em breve estaremos realizando uma campanha para sensibilizar a sociedade sobre a importância de se fazer um “tombamento já”.

Por último quero parabenizar os Correios pelo retorno da fachada com a palavra Telégraphos na agência de nossa cidade, nos presenteando com um prédio que nos permite perceber o quanto é importante preservar a nossa memória e história na construção de nossa identidade cultural.

Neto Camorim- Historiador e presidente do IPHANAQ

Postado- netocamorim@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário