quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Debates e atividades culturais marcam seminário sobre patrimônio e desenvolvimento em Quixeramobim


Tornar a preservação do patrimônio público uma preocupação para além da manutenção de prédios históricos, mas sim de valorização e registro da cultura local com relação direta sobre o cotidiano das pessoas e o desenvolvimento da cidade. É esta a proposta do Seminário Patrimônio e Desenvolvimento, que acontece no município de Quixeramobim, a 206 km de Fortaleza, durante os dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Veredas e na Casa Antônio Conselheiro. O evento é uma realização da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e da ONG Iphanaq.

A programação, que tem como palco a terra de Antônio Conselheiro, líder político e religioso que fez história em Canudos, se caracteriza pela multiplicidade, com a realização de debates e oficinas, apresentações de teatro e música, exposições e exibições de filmes, além de caminhada pelo centro de Quixeramobim (ver programação completa logo mais abaixo).

O Seminário e as realizações que o acompanham são ações da ONG Iphanaq dentro previstas no Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado pelo Iphan Ceará referente a alterações sem regulação no Casarão e Senzala dos Escravos (Casa do Zé Felício). O prédio agora passa por um processo de revitalização e o seminário pontua este momento, ampliando o debate sobre a preservação cultural em outras frentes, como o combate à poluição visual e a criação de uma política de fomento à cultura.

Programação Cultural - Além dos debates das noites dos dias 11 e 12, sempre às 19 horas, consta do Seminário a exibição de três documentários produzidos no município por alunos de escolas públicas sob a orientação do professor de vídeo e diretor da ONG Alpendre, Alexandre Veras.

A produção audiovisual segue a linha que norteia o trabalho do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, de responsabilidade da ONG Iphanaq, de valorização da cultura local a partir de experiências do cotidiano. Os temas abordados são os seguintes: (1) a relação dos moradores com a Ponte Metálica de Quixeramobim, símbolo histórico e físico da divisão entre o Centro e a Periferia da cidade; (2) as apresentações de Reisado, de forte tradição popular; (3) e o forró do Clube da Coelce, localizado próximo da grande movimentação em torno do clube de mesmo nome.

O público poderá acompanhar ainda o desempenho do ator mineiro José Maria Gonçalves, do Grupo Caminhos do Sertão. Ele virá ao Ceará exclusivamente para o Seminário com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre Quixeramobim e Cordisburgo, berço de um dos maiores escritores brasileiros, Guimarães Rosa. A performance do ator está marcada para a noite da quinta-feira, dia 11.

Nas tardes de quinta e sexta, entre 14 e 17 horas, haverá ainda a Oficina Sertões e Intervenções Artísticas, conduzida pelo psicanalista Osvaldo Costa e integrantes da ONG Iphanaq. As inscrições podem ser feitas através do email iphanaq@gmail.com ou no local.

Completa a programação cultural a Exposição Traços do Patrimônio, de Clewton Nascimento. A mostra traz quadros com desenhos do patrimônio edificado do Estado, como a Casa de Câmara e Cadeia, tombada como patrimônio da União, Igrejas e a Igreja Matriz e Barragem da cidade. O artista usa as técnicas de grafite sobre papel canson e esferográfica ponta porosa sobre papel sulfite.

Caminhada - Na manhã do dia 12, às 8 horas, haverá uma caminhada pelo Centro de Quixeramobim, com o objetivo de mobilizar moradores e poder público para discutir dispositivos urbanos, como um novo plano diretor, além de questões ligadas à qualidade de vida diante de problemas como a poluição visual e sonora no município.

Lançamento de Produtos - O desfecho do evento será marcado pelo lançamento de produtos viabilizados com recursos do TAC, como bolsas ecológicas com estampas que trazem imagens de prédios públicos e o lançamento do CD Rabeca Pereira, primeiro disco da Coleção Memória Musical Iphanaq.

O CD reúne 15 faixas musicais misturando frevos, xotes, mazurkas, carnaval, rancheiras, sambas e forrós, alternando a rabeca e a voz de Luiz Pereira Barros Filho, de 75 anos, umartista da experiência nascido em Quixeramobim. Filho de agricultores, após ter contato com o instrumento dentro de casa, através do pai e de um irmão, Luiz Pereira resolve fazer em 1958 sua primeira rabeca e daí não parou mais de compor.

Programação

Dia 11, Quinta

14h - 17h

CASA ANTÔNIO CONSELHEIRO

Oficina Sertões e Intervenções Artísticas

Coordenação: Osvaldo Costa Martins (ONG Iphanaq/mestrando em Psicologia – UFC), com a participação de José Maria Gonçalves, artistas locais e Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.

Inscrições: iphanaq@gmail.com

19h

HOTEL VEREDAS DO SERTÃO

Mesa Redonda 1

Abertura do Seminário – Superintendência do Iphan no Ceará

Exposição e debate: Caminhos da cidade

Mediação: Chefia de Divisão Técnica do Iphan-Ceará

Documentário Ponto de Cultura Patrimônio Vivo (10 minutos).

Projeto Interações Estéticas – Funarte (Alexandre Veras)

Fórum Estadual da Reforma Urbana (Feru)

Ministério Público Estadual: Enéas Romero e Hugo Porto Neto

Poderes Municipais: Prefeito e Presidente da Câmara.

Presidente da ONG Iphanaq – Neto Camorim.

Lançamento do site www.patrimoniovivo.com.br

Performance teatral - Ator José Maria Gonçalves (Minas Gerais).

Show musical nos jardins do hotel

Dia 12, sexta

8h

Concentração para passeio pelo Centro: percursos de futuro

Saída às 8h30 – Realizadores do Seminário, entidades participantes e sociedade civil.

11h30

De volta pra Casa - Roda de conversa na Casa Conselheiro: ¨Que Patrimônio é esse?¨

Transmissão de flashs pelo Sistema Maior de Comunicação –www.sistemamaior.com.br

14h – 17h

Casa Antônio Conselheiro – Oficina Sertões e Intervenções Artísticas

19h

Hotel Veredas do Sertão - Mesa Redonda 2

Caminhos da Cultura

Mediação: ONG Iphanaq

Prof. Dr. José Clewton do Nascimento (UFBA/UNIFOR/Iphan-Ce)

Patrimônio: Escolhas e usos

Exibição Documentário Interações Estéticas (8 minutos).

Experiências sociais no campo patrimônio: Sertão Central - Estado e Sociedade Civil

Grupo Teatral Caminhos do Sertão - Cordisburgo (Minas Gerais).

Exposição: Traços do Patrimônio - Desenhos de José Clewton do Nascimento.

Lançamento do CD ¨Rabeca Pereira¨ - (Disco 1 da Coleção Memória Musical) e produtos artísticos do Projeto Patrimônio e Desenvolvimento – TAC

Serviço:

Seminário Patrimônio e Desenvolvimento em Quixeramobim

Data: Dia 11 e 12 de novembro

Local: Hotel Veredas do Sertão e na Casa Antonio Conselheiro.

Mais informações: WWW.patrimoniovivo.com.br

Mais informações para a imprensa com:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Paulo Pinheiro : (85) 8892.6731 / paulo@caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Aline Pedrosa: (85) 8832.1254 / aline@caramelocomunicacao.com.br



--
Aline Pedrosa - Caramelo Comunicação
3244. 6728 - 8832. 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário