domingo, 27 de fevereiro de 2011

CARMINHA ANDRÉ É DESTAQUE NO PAPO CULTURAL



A Ong. IPHANAQ e o Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo” realizaram no dia 25 de fevereiro, na Casa de Antônio Conselheiro, o segundo Papo Cultural. Que desta vez recebeu como convidada à senhora Carminha André, secretária da Paróquia de Santo Antônio durante 46 anos, e que atualmente está aposentada. Carminha é uma das personalidades mais conhecedoras do cotidiano e da história da paróquia nos últimos cinqüentas anos.
Inicialmente o coordenador do projeto, Bruno Paulino, apresentou uma breve biografia da convidada, que antes de ser secretária paroquial trabalhou no DNOCS em 1959 e depois como balconista de padaria, etc. Em 1964 passou a trabalhou na Paróquia de Santo Antonio como Secretária Paroquial. Não ficava apenas na cidade, diz ela; “nas décadas de 70 e 80 do século passado, viaja com os padres para as missas na zona rural, fazia sozinha acompanhamento em 180 comunidades”.
Depois também passou a ajudar o Padre José Van Esch, quando ele assumiu a paróquia em 1969, nas campanhas de ajuda aos podres: Doação de casas, roupas, ajuda financeira, onde ela era a responsável de entregar mensalmente aquela “ajuda”, nos envelopes previamente separados pelo Padre José, até quando ele esteve na paróquia. Portanto ela tem um vasto conhecimento sobre a história de Quixeramobim e seu cotidiano.
Não foi por acaso que a participação dela, no Papo Cultural, juntou tanta gente. Familiares, amigos e amigas, como à senhora Selma Costa, irmã de Fausto Nilo, que relembrou com saudosismo quando Dona Carminha trabalhou de balconista na padaria do Sr. Luis Costa.
Foi um momento de muita alegria, humor, emoção e de conhecimento para todos os presentes, como uma turma de alunos do 3º ano do ensino médio da EEFM Assis Bezerra, parceira desse evento.
No final do evento, Bruno Paulino leu um texto de já tinha escrito em sua homenagem em 2009 e a Ong. IPHANAQ entregou uma comenda de menção honrosa a Carminha André, pela sua valiosa contribuição para a difusão da história e memória de Quixeramobim.





O projeto Papo Cultural é uma ação da Ong. IPHANAQ e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, com patrocínio do Minc- Governo Federal e da SECULT- Governo do Estado do Ceará e apoio do Sistema Maior de Comunicação.


Neto Camorim. Integrante da Ong. Iphanaq
(netocamorim@gmail.com)
Fotos - Elistênio Alves. Integrante da Ong. Iphanaq
(elistenioalves@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário