terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

IPHANAQ REENCONTRA-SE COM O TEATRO OFICINA NO BANQUETE DE PLATÃO



Após três anos da apresentação de “Os Sertões” em Quixeramobim, alguns integrantes da Ong. Iphanaq (Danilo Patrício, Elistênio Alves, João Paulo Barbosa, Osvaldo Costa e Neto Camorim) tiveram a alegria e a emoção de reencontrarem-se no dia 27 de janeiro, em Fortaleza, com o Teatro Oficina Uzyna Uzona. Foi durante a peça O Banquete, última encenação do espetáculo Dionisíacas no Theatro José de Alencar. Programação ainda referente às comemorações do seu centenário.  

O Banquete é uma festa regada com frutas e vinhos, para beber a sabedoria e cantar o amor, Eros. É um dos mais de trinta diálogos filosóficos de Platão no século V a.C e hoje é uma das obras mais estudadas com textos fundamentais na formação das teorias da psicanálise. Foi recriado pelo Teatro Oficina e traz para a cena entidades míticas: Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Maria Madalena, Jesus Cristo, entre outros. Uma catarse em festa, a invenção de um jogo pra lá do normal para que todos participem e possam beber sabedoria na insânia. Nos diálogos da peça, todos eles aparecem Sócrates, fundador da academia peripatética, que em vida fora o mestre de Platão, como interlocutor preferido das personagens. O ”Bori de Pratão” é oferecido a Eros  ao amor, de qualquer tipo.

Para O Uzyna Uzona, muitas pessoas hoje fazem guerra contra o amor, mas com essa peça o Oficina luta pelo amor. E não precisam de armas para isso, suas armas são música e poesia. Amor, assim como teatro, dá poder, cultiva a vida, e poesia é necessária, a todo tempo, como ar.
Ao final da peça, Zé Celso e sua trupe convidam todo o público a cair na dança, numa mistura de ritmos, cores, corpos nus, encenação da orgia e rituais diversos, num turbilhão frenético de tipos e tempo. Muitos tímidos, ousados, curiosos, envergonhados, discretos, misteriosos, descarados, misturando corpos numa construção coletiva, uma arte que se escolheu chamar... Evoé!

Após o espetáculo, alguns membros da comitiva do Iphanaq, conversaram com a Direção de Produção, Ana Rúbia Melo, a atriz Célia Nascimento, que presenteou a Ong. com um CD e DVD de sua carreira solo como cantora. Também as atrizes Camila Mota e Anna Guilhermina e o ator e Co-Diretor Marcelo Drummond. Todos com muita saudade de Quixeramobim e querendo um dia voltar à terra de Antonio Conselheiro e desfrutarem da beleza do nosso sertão.






Texto - Neto Camorim Historiador e Integrante da Ong. Iphanaq
Postagem e Fotos - Elistênio Alves Integrante da Ong. Iphanaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário