terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IPHANAQ LANÇA O PROJETO PAPO CULTURAL


O IPHANAQ e o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo (dentre as ações desenvolvidas a partir de suas oficinas) lançou no dia 22 de janeiro, as 19horas na Casa de Antonio Conselheiro, o projeto “Papo Cultural”. Uma conserva informal e descontraída com personalidades que a partir de seu trabalho, sua arte e seu conhecimento, contribuem para a difusão do patrimônio histórico e cultural do município de Quixeramobim. Muitas vezes esquecido, não divulgado e, portanto, não valorizado.
O primeiro convidado do Papo Cultural foi o historiador, professor da rede municipal e estadual de ensino e atual presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil, que apresentou pesquisa realizada durante a sua graduação, Santuários e Oratórios Domésticos: sinais de resistência da religiosidade popular.
Inicialmente o apresentador Neto Camorim apresentou a biografia do entrevistado, em seguida, durante 01 hora fez questionamentos sobre sua pesquisa e no final abriu para a participação do público presente ao evento. Que além de suas indagações, fizeram muitos elogios ao projeto.
Outra idéia é esse Papo Cultural seja realizado uma vez por mês, sempre na Casa de Antonio Conselheiro, com o objetivo de ocupar a casa com alguma atividade cultural. Algo que até então não existia. Além disso, os organizadores do evento definiram que a apresentação dos convidados, sempre que possível, será numa alternância de entrevistas de acadêmicos e não acadêmicos, com o intuito de valorizar todos os saberes.
Segundo Bruno Paulino, coordenador do projeto, como início do ano letivo nas próximas apresentações do serão convidados alunos das escolas municipais e estaduais, como também universitários, para que conheçam e socializem esses saberes e sintam-se estimulados para a leitura e a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário