quarta-feira, 25 de abril de 2012

CINECLUBE IPHANAQ EXIBE CURTAS NA II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UAB



O Cineclube Iphanaq e o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo realizaram no último dia 20 de abril, as 9:30h, nas salas da UAB, a exibição dos (03) três curtas: Boi de Reisado, Forró e Tempo Passadiço, produzidos em 2009 em parceria com a FUNARTES, através do projeto Interações Estéticas - residências em pontos de cultura. Estas exibições fizeram parte da programação cultural da II semana Universitária da UAB (Universidade Aberta do Brasil), pólo de Quixeramobim, realizada de 16 a 20 de abril.
A apresentação dos documentários foi realizada pelo coordenador do cineclube, Neto Camorim e Bruno Paulino, integrante da Ong. Iphanaq, que durante a semana universitária ministrou oficina sobre Literatura e Memória.
O público presente ao evento eram alunos de ensino médio do Liceu de Quixeramobim, que além de participarem da exibição dos curtas, contribuíram com o debate, mediados por Bruno Paulino e Willamy Nunes, professor de Língua Portuguesa e Literatura do Liceu.
Para Luana Saldanha, aluna do 3º ano A, momentos como esses são fundamentais para a sociedade refletir sobre a valorização da cultura em nosso município. “Esses documentários representam outros olhares em relação à cidade, sua cultura e seus sujeitos que interagem no cotidiano sem serem notados. Muitas vezes, a cultura é apresentada como algo homogêneo, massificado e meramente industrializado nas grandes redes de comunicação, sem nenhuma contextualização com a realidade das pessoas envolvidas”. Destacou.
Segundo Sara Oliveira, aluna do 3º ano B, “é esse olhar diferenciado que a cultura do município deve ter. Assim como o ponto de cultura produziu esses vídeos, o poder público municipal, a secretaria de cultura mais especificamente, deveria apoiar iniciativas como essas, dentre outras, como teatro, música, dança, artes plásticas, cinema, etc, onde a juventude pudesse ser protagonista e não mero expectador de algumas atrações culturais que acontecem às vezes em Quixeramobim”. Ressaltou.
Para o Prof. Willamy Nunes, um dos mediadores do debate, “os três vídeos buscam valorizar a cultura local com outras possibilidades e ao mesmo tempo abre espaço para outros projetos culturais, para oportunizar aos jovens, algo com mais conteúdo e com menos lixo cultural”. Segundo Willamy, é o que de fato predomina atualmente.
Ao final do evento, o coordenador do cineclube Neto Camorim, agradeceu aos alunos presentes, e ressaltou que a Ong. Iphanaq está aberta para contribuir a quem tiver interesse em realizar algum projeto cultural, tendo como princípio a formação e o registro, missão maior da instituição.







Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário