terça-feira, 3 de abril de 2012

ASSENTAMENTO MARAQUETÁ RECEBE PELA 1ª VEZ EXIBIÇÃO DO CINECLUBE SESC-IPHANAQ



“Nunca tivemos exibição de cinema em nossa comunidade”. Foi com essa frase que os moradores do Assentamento Maraquetá, distrito de Passagem, saudaram a equipe do cineclube, que no último dia 31 de março esteve naquela comunidade, 32 km da sede do município, realizando sessão de cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim.
Inicialmente foi apresentado para o público infantil o curta: Leonel-pé-de-vento e depois para os adultos foi exibido o documentário: Dom Hélder Câmara- o santo rebelde, direção Érica Bauer. Esse documentário revisita os pensamentos de Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Mostra sua atuação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, nas décadas de 1950, quando participou da criação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e também sua atividade durante a ditadura militar, quando se envolveu profundamente com as comunidades eclesiais de base e viu a citação a seu nome ser proibida em todo território nacional.
Para Rafael de Sousa Pinheiro, técnico agrícola, morador do Assentamento Maraquetá, “ações como essa do Iphanaq de exibir filmes pelo sertão é importante, pois além de oferecer opção cultural diferente nas comunidades rurais e uma ação educativa, possibilitando as pessoas a refletiram sobre sua realidade social, política e cultural a partir do cinema”.
Segundo dona Rita Almeida dos Anjos, também moradora do assentamento, ressaltou que o documentário apresentado sobre a vida de Dom Hélder, lhe fez relembrar a sua luta pela terra para conquistar essa onde mora, hoje Assentamento Maraquetá. Além de sua atuação nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), onde atuou por vários anos quando morada no Conjunto Esperança, Bairro na cidade de Quixeramobim.
            Enfim, a luta de Dom Hélder pela democracia, reforma agrária, direitos humanos e justiça social, transformou esse cearense num dos maiores líderes do Brasil, principalmente durante o período do regime militar. Ele era uma voz incansável, em nosso país e no exterior, como bem destaca o filme.
“Portanto considero esse momento muito rico. Hoje tivemos oportunidade de relembrar vários momentos e lutas que fizeram parte de nossa história recente. Estamos muito gratos ao Iphanaq por o cineclube ter vindo ser exibido pela primeira vez em nossa comunidade. Esperamos que retornem outras vezes”. Destacou mais uma vez dona Rita.
O projeto cineclube é uma ação cultural itinerante e gratuita, realizada pela ONG. IPHANAQ e o SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente realiza exibições nas comunidades rurais de Quixeramobim. Tem o apoio da Rádio Difusora Cristal e do Sistema Maior de Comunicação.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Neto Camorim e Ailton Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário