sábado, 31 de março de 2012

PAPO CULTURAL - ESTÉFANI NOBRE APRESENTA MONOGRAFIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE QUIXERAMOBIM



Foi realizada no dia 29 de março, na casa de Antônio Conselheiro, a 15º edição do Papo Cultural, que recebeu como convidada a historiadora Estéfani Cardoso Nobre. Na oportunidade apresentou sua monografia de graduação realizada pela UECE/FECLESC- Quixadá, em 2009, que tem como título: “A Participação Feminina no Cenário Político de Quixeramobim”, tendo como recorte temporal, o período em que a senhora Aldamira Guedes Fernandes foi prefeita, em 1958 ao final de sua gestão 1962. Segunda Esféfani, dona Aldamira Fernandes foi à primeira mulher eleita prefeita no Ceará.
No início da apresentação a convidada fez um breve relato, de como seu trabalho monográfico foi constituído. Na primeira parte discorreu sobre o papel da mulher no cenário social e político no mundo ocidental, destacando as ações femininas no período greco-romano e a inserção feminina nas lutas do século XIX e XX em prol de sua liberdade e seus direitos.
Num segundo momento destacou a atuação da mulher na história política brasileira profundamente marcada pela desigualdade e submissão, priorizando suas análises a partir dos anos 20 e 30, décadas marcadas pelo início da luta feminina na política nacional, principalmente pelo direito ao voto e atuação política.
Na terceira parte de sua monografia destaca a participação feminina na política em Quixeramobim, quando da eleição para prefeita de dona Aldamira Fernandes em 1958, onde analisa o contexto político cearense da época, e como se deu o processo eleitoral e sua administração, num cenário político bastante masculinizado, o que não difere muito ainda hoje.
Estáfani ressaltou, que além das entrevistas realizadas com a ex-prefeita, também conversou por sugestão de dona Aldamira e outras opções suas, a partir do desenvolvimento da sua pesquisa. Como dona Laís Nobre e o senhor Jorge de Sousa no distrito de Encantado, Idalba Simão, dona Conceição, Marcos Simão, entre outros.
Um dos fatos curiosos, bastante comentado durante o debate, após a apresentação, foi como aconteceu o processo de escolha da candidatura de dona Aldamira a prefeita. Segunda Estéfani, o nome que vinha sendo trabalhado para ser candidato seria o do seu esposo Dr. Joaquim Fernandes, médico conceituado na cidade. Mas devido ser irmão de dona Idelzuite, esposa do prefeito da época Luiz Almeida, Dr. Joaquim foi impedido de ser candidato pela justiça eleitoral.
Diante desse impasse, os políticos da situação se reuniram na prefeitura e decidiram lançar o nome de dona Aldamira a prefeita. Por ser uma senhora bastante querida na cidade, principalmente pelo trabalho social desenvolvido na Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância, entidade mantedora do Hospital Infantil. Segundo depoimento da ex-prefeita, relatado na monografia, “eles se reuniram na prefeitura e quando decidiram e quando o meu nome foi escolhido, só vieram me comunicar. No início relutei, mas depois resolvi aceitar essa missão, administrar Quixeramobim”.
Entre o público presente na apresentação, estavam professores, estudantes, profissionais liberais e dois dos entrevistados do trabalho da Estéfani Nobre. Dona Ibalba e Marcos Simão, que durante a sua participação no debate enalteceu a iniciativa do Iphanaq de realizar esse projeto.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento de nosso município. É uma realização da ONG. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e tem o apoio do sistema Maior de Comunicação.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Neto Camorim e Edmilson Nascimento

Um comentário:

  1. Parabéns aos que executam o Projeto e à historidora Estafani Nobre, pela pesquisa realizada.

    Danilo

    ResponderExcluir