terça-feira, 13 de março de 2012

Exposição fotográfica, lançamento de grupo de leitura e entrega de comenda marcam a primeira noite do evento

 A Ong Iphanaq iniciou na noite desta segunda-feira, 12, na Casa de Antonio Conselheiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, a programação alusiva ao aniversário do filho mais ilustre deste município, Antonio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.
 O evento contou com a presença do presidente da Ong Iphanaq, Ailton Brasil, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Mota Almeida, secretário de Cultura e Turismo do município, Jean Ferreira, vereadores, historiadores, estudantes, sociedade civil e a imprensa local.

A primeira noite do Conselheiro Vivo foi marcada pela exposição fotográfica intitulada "Em volta dos mercados - cenas fabricadas no cotidiano", um produto das oficinas de fotografia das turmas de 2010 e 2011 do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, sob a coordenação da fotógrafa do Jornal O Povo, Iana Soares.
 A noite foi reservada também para a entrega da comenda Antonio Conselheiro, que homenageia personalidades regionais que resguardam em memória a história do Mártir dos sertões nordestinos. Nesta noite foram agraciados o Pescador Marcílio Maciel, pertencente à família Maciel, e o psicanalista e mestrando em psicologia pela UFC, Osvaldo Costa.
 Além da exposição, a noite contou também com o lançamento do grupo de leitura "Os Sertões: Memórias e Leituras". Logo após, mediados pelo psicanalista Osvaldo Costa, os presentes debateram a historiografia de Antonio Conselheiro com ênfase no livro escrito por Euclides da Cunha, “Os Sertões”. O sanfoneiro Nonô puxou o arrastapé com muito forró pé-de-serra animando todos os presentes.
 O projeto Conselheiro Vivo é uma realização da Ong Iphanaq e conta com o apoio da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação. Nesta terça-feira, 13, data em que, se vivo fosse, Conselheiro estaria completando 182 anos de vida, a programação continua.

Programação:

Dia 13 terça-feira, às 20h Casa Conselheiro

Entrega da Comenda Antônio Conselheiro aos agraciados pela Câmara Municipal de Quixeramobim.

20h30 
Lançamento do Livro "Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim" (Coleção Outras Histórias - Museu do Ceará). Apresentação do antropólogo/professor doutor Ismael Pordeus Jr.

21h30
Atração Musical: Viva Conselheiro.

Informações:
Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim
Telefone: (88) 9220-0056/ 9998-7434
Site: www.patrimoniovivo.com.br

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário