sexta-feira, 16 de março de 2012

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NO ASSENTAMENTO LAGOA DO SAL



No último dia 09 de março, o Cineclube Sesc-Iphanaq realizou no Assentamento Lagoa do Sal, distrito de Belém distante 26 Km, da sede do município, mais uma exibição itinerante pelo sertão de Quixeramobim.
Na oportunidade foi apresentado na referida comunidade o filme: CORISCO e DADÁ, de Rosemberg Cariry. O filme apresenta a trajetória no cangaço do Capitão Corisco, conhecido como Diabo Louro conhecido por sua crueldade, valentia e beleza. Corisco rapta Dadá quando esta tinha 12 anos, condenando-a a difícil vida de cangaço. A partir daí a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus, cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá, que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza o Corisco e determina sua nova história. A história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.
Vale ressaltar que antes da apresentação do filme principal, acima citado, foram exibidos dois curtas para o público infantil. Roubada e Devoção.
Segundo os moradores, ações como essas são muito importante para as comunidades rurais. As pessoas do sertão a maioria, nunca assistiram cinema. Portanto, algo ainda distante da realidade cultural da população sertaneja, onde muitas vezes o único lazer que têm é a televisão, como uma programação que deixa a desejar. Por isso queremos agradecer a presença do Cineclube pela primeira vez em nossa comunidade. Destacou a senhora Silvia Janete, moradora do assentamento.
O projeto Cineclube SESC-IPHANAQ é uma ação cultural realizada mensalmente em uma comunidade da zona rural do município, com o apoio da Rádio Difusora Cristal e do Sistema Maior de Comunicação.




Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário