sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO DURANTE OS FESTEJOS DA PADROEIRA DA COMUNIDADE DE LAJES



No último dia 26 de setembro, o Cineclube Sesc-Iphanaq esteve pela primeira realizando exibição na comunidade de Lajes, há 50Km da sede do município, durante os festejos de Santa Terezinha, padroeira daquela comunidade. Na ocasião, foram apresentados os documentários: “Profetas da Chuva e da Esperança” e “Boi de Reisado de Quixeramobim do Mestre Piauí”. Tais exibições fizeram parte da programação cultural da festa da padroeira, da referida comunidade.
O primeiro documentário, Profetas da Chuva e da Esperança, de Márcia Paraíso, é uma produção realizada em 2007, no município de Quixadá, sertão central cearense, onde alguns agricultores através de suas observações e conhecimentos do tempo buscam uma forma de explicar e reconhecer os sinais da natureza. Algo que no mundo contemporâneo, essa capacidade tem se perdido. Mesmo assim, esses homens conhecidos como profetas da chuva, traduzem previsões em esperança de inverno no sertão.
O segundo documentário Boi de Reisado de Quixeramobim, uma produção dos alunos do ponto de cultura patrimônio vivo e Alexandre Veras, através do projeto Interações Estéticas da FUNARTES, realizado em 2009, apresenta através de depoimentos do mestre Piauí e imagens de seus brincantes, a trajetória do Boi de Reisado de Quixeramobim, comandado por ele há mais de 60 anos.
Além das exibições dos documentários, o coordenador do Cineclube, Neto Camorim, fez a entrega do CD/DVD Boi de Reisado para a Escola Francisco Baia do Rêgo, da comunidade de Lajes, para que os professores possam realizar apresentações culturais com seus alunos, e levarem os mesmos a conheceram à cultura do reisado, e assim valorizá-los essa importante manifestação cultural de nosso sertão. É importante destacar que esse CD/DVD está sendo entregue gratuitamente pela Ong. Iphanaq em todas as escolas do município.
Segundo Elizete Sousa, integrante da equipe de coordenação da festa “é importante ressaltar, que além da programação cultural apresentada, pela presença do cineclube em nossa comunidade, a data 26 de setembro é o aniversário de 14 anos da Igreja de Lajes. O que representa para todos nós motivo de muita alegria, solidariedade e trabalho coletivo. Pois é dessa forma que podemos resumir a história da construção de nossa capela”. Destacou.
O projeto cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq em parceria com o SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente visita uma comunidade rural do município com exibição de cinema gratuito. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário