segunda-feira, 17 de setembro de 2012

GRUPO DE LEITURA SERTÕES E MEMÓRIAS INICIAM O ESTUDO DA LUTA DE “OS SERTÕES”



O grupo de leitura “Sertões e Memórias” se reuniram no último dia 14 de setembro, na casa de Antonio Conselheiro e iniciaram a leitura e debate da luta, 3ª parte da obra “Os sertões”. Neste encontro o grupo discutiu os antecedentes da campanha de Canudos, onde segundo Euclides da Cunha, despontou da convergência espontânea de todas as forças desvairadas e perdidas nos sertões. Jagunços, cangaceiros, capangueiros, etc. Também foram estudados, as causas próximas da luta em Uauá e o incidente em Juazeiro, da compra da madeira para a construção da igreja nova de Canudos, caracterizando-se a primeira expedição.
Outra parte de livro debatido no encontro foi os preparativos da reação, a chamada guerra das caatingas. Para Euclides, “elas são um aliado incorruptível do sertanejo em revolta... As caatingas não o escondem apenas, amparam-no”.
Fechando o encontro, foi refletida no grupo a questão da autonomia, considerada duvidosa. O que se preestabelecera pelo governo baiano da época, era a vitória inevitável sobre a rebeldia sertaneja no qual considerava insignificante. O que não foi bem assim. Precisou o governo e suas forças repressoras intervir para destruir Canudos. Estava pronto o cenário para um dos mais sangrentos e dramáticos episódios de nossa história, tão mal contada.
O grupo “sertões e memória” darão continuidade na leitura “Luta”, e até o próximo encontro no dia 10 de outubro, onde será discutida a travessia do cambaio.





Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário