terça-feira, 28 de maio de 2013

PAPO CULTURAL RECEBE O JOGADOR DE FUTEBOL AIRTON DOMINGOS


Foi realizado na última sexta feira, dia 24 de maio, na casa de Antônio Conselheiro a 28ª edição do Papo Cultural, que este mês teve como convidado o ex-jogador de futebol profissional, Airton Domingos (o Airton), como é popularmente conhecido.
Inicialmente o coordenador do Papo Cultural, Neto Camorim, agradeceu o convidado e fez uma breve apresentação de sua vida e de sua trajetória no futebol.
Antonio Airton Domingos dos Santos nasceu no dia 06 de novembro de 1967 na cidade de Quixeramobim, Ceará. Filho de Manoel Maia dos Santos e Tereza Domingos dos Santos.
Começou sua trajetória no futebol defendendo a equipe do Grêmio do tiro de Guerra, mas logo despontou o interesse das principais equipes do nosso futebol, como o Cruzeiro, Flamengo, imperial e até mesmo da Seleção local. Em 1989 sagrou-se campeão pela Seleção de Quixeramobim do Intermunicipal de Futebol, realizado pela APCDEC. No mesmo ano defendeu a equipe do Tiradentes sendo escolhido jogador revelação do Campeonato Cearense. Em 1990 se transferiu para o América do Rio de Janeiro. Na sua estréia enfrentou o Botafogo (RJ) tendo a responsabilidade de marcar o craque Renato Gaúcho.
Durante sua carreira defendeu várias equipes como: Fortaleza (CE), Icasa (CE), Quixadá (CE), Iguatu (CE), Flamengo (PI), Moto Clube (MA), Capelense (AL), Caldas (GO) e boa Viagem (CE).
Atualmente ele é bicampeão cearense de máster nos anos de 2011 e 2012.
Segundo Airton, um dos motivos que contribuiu para ele não ter uma da carreira de mais sucesso no futebol, foi suas atitudes extra campo. “Sempre os treinadores gostavam do meu desempenho em campo. O problema era minha vida de farra e bebedeira após as partidas. Com o tempo isso acabou repercutindo negativamente na hora dos clubes me contratarem. Sempre alegavam isso. Hoje tenho consciência o quanto isso foi ruim. Mas por outro lado, era difícil um jovem pobre que estava ganhando algum dinheiro e morando na cidade grande não ir por esse caminho da diversão. Teria que ter muito equilíbrio e eu não tive a maturidade necessária na época”. Ressaltou.
Outro aspecto bastante discutido na sua apresentação foi a sua passagem pelo América (RJ). “Logo na estréia tive a responsabilidade de marcar Renato Gaúcho, mas me dei bem. Emoção ainda maior foi jogar no maracanã, um estádio monumental, nunca tinha visto igual. Só não fiquei muito nervoso, devido no dia anterior eu já ter conhecido o maracanã durante uma entrevista na antiga TV Manchete, já extinta, por ter me destacado numa partida amistosa que o América realizou no qual fui escolhido contra uma seleção africana”.
Frisou ainda durante sua apresentação que ao chegar ao América no Rio de Janeiro, “teve a honra de conhecer e trabalhar com Joel Santana. Ele é um paizão mesmo, como todos ainda o chamam. É sem dúvida um dos maiores treinadores brasileiro”.
Após a apresentação do convidado, aconteceu a um debate, que contou com a participação de Terezinha Oliveira e de seu irmão Zuca, entre outros. Ele destacou que seu irmão Airton, “pela preparação física que sempre teve, e de certa medida ainda mantém devido sua atuação do campeonato máster, tinha condições de jogar em grandes clubes no Brasil, pelo futebol que desempenhava. Mas infelizmente os fatores extra campo atrapalharam e muito sua carreira”.
Para finalizar o presidente da Ong. iphanaq, Ailton Brasil entregou ao convidado uma menção honrosa, pela sua participação no Papo Cultural.  

Neto Camorim- Coordenador do Papo Cultural









Nenhum comentário:

Postar um comentário