sábado, 12 de outubro de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA FESTA DA PADROEIRA DE RIACHO VERDE














Na última quinta feira, dia 10 de outubro, o Cineclube Iphanaq, coordenado por Neto Camorim e Edmilson Nascimento, esteve pela primeira vez realizando exibição de cinema, na comunidade de Riacho Verde I, distrito de Manituba, há 54 km, da sede do município. O cinema aconteceu após a novena dos festejos da padroeira da comunidade, Nossa Senhora Aparecida, que neste dia foi celebrada pelas comunidades de Jardim, Várzea Formosa e Carnaúba dos Ferreiras.
Para um público estimado em torno de 250 pessoas, foram exibidos os curtas: “A moça que dançou depois de morta”, de Ítalo Cajueiro e “Uma nação de gente”, de Margarita Hérnandez e Tibico Brasil.
O primeiro curta apresentado é baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Essa curta metragem em animação conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.
O segundo, “uma nação de gente”, trata de um encontro de gerações, duas visões de um mesmo mundo. O cenário é o sertão cearense, uma das regiões mais secas do país. Os personagens são quatro vaqueiros: dois jovens e pragmáticos outros dois veteranos e românticos. Eles nos falam com orgulho de suas tarefas mais simples de seu cotidiano e questionam o destino de sua profissão.
Segundo a Professora Nena Jerônimo e líder comunitária, a presença do cineclube além de possibilitar uma atração cultural diferente à festa da padroeira contribuiu para as pessoas conhecem cinema enquanto ação pedagógica e educativa, como propõe o projeto. Só temos muito é que agradecer. Destacou.
O projeto cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que de maneira itinerante viajam pelos sertões do município exibindo cinema nacional gratuito nas comunidades. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.


                       









Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário