segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NAYARA RÉGYLA APRESENTA ARTIGO SOBRE PSICOGOLIA ESCOLAR NO 33º PAPO CULTURAL


















Aconteceu no dia 25 de outubro na casa de Antonio Conselheiro a 33ª edição do Papo Cultural, que teve como convidada a Psicóloga Nayara Régyla Silva Ribeiro. Na ocasião realizou a apresentação de seu artigo, que tem como título: psicologia escolar e formação docente: encontros e conversas. Pesquisa feita durante três meses de estágio supervisionado na Escola de Ensino Fundamental Heloísa Dinelly em Quixeramobim, para conclusão do curso de Psicologia na Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá-CE, no primeiro semestre de 2013.
Durante a apresentação de seu trabalho, Nayara destacou a importância da psicologia escolar no apoio pedagógico das escolas, mas que isso ainda é muito distante da realidade na maioria das escolas públicas do país. Aliás, até nas particulares são poucos profissionais envolvidos no projeto pedagógico das escolas. E quanto tem, muitas encaram o psicólogo como se ele pudesse revolver todos os problemas e deficiências de aprendizagem e casos de indisciplinas da escola. Enfim, muitos esperam que o psicólogo seja a tábua de salvação de todas essas dificuldades. E não será. Destacou.
Foi justamente diante de tais inquietações e desafios que desenvolveu a pesquisa na Escola Heloísa Dinelly. Segundo Nayara, no início de seu trabalho de campo, os professores ficavam curiosos só observando sua presença na escola, mas depois com o desenvolvimento da proposta, foram se aproximando, o que facilitou a realização das oficinas com eles. Foi um momento muito rico, cheio de trocas de experiências, diante de tantos desafios que tem uma escola de periferia. A maioria do grupo de professores é comprometida para o sucesso escolar e com a aprendizagem das crianças. Mesmo sendo a maior parte deles prestadores de serviço. Isso nos mostra que é possível um trabalho melhor desde que as políticas públicas educacionais fossem tratadas com mais seriedade e planejamento a médio e longo prazo, com a construção de uma proposta pedagógica que envolva outros profissionais que possam dar suporte ao trabalho dom professor. E o psicólogo escolar pode contribuir para isso.
Segundo Ailton Brasil, presidente da Ong. Iphanaq, que estava presente no evento, a pesquisa realizada por Nayara Ribeiro deve ser socializada nas escolas para o conhecimento dos professores de todas as áreas. A referida pesquisa tem muito a contribuir na nossa atuação enquanto professor, que enfrenta dia a dia desafios diversos em sala de aula. E essa pesquisa será de muita valia, pois nos fornece subsídios para essas questões, que necessitam do apoio da psicologia escolar. Nossa formação docente é precária dessas informações. Destacou Ailton Brasil.
Para finalizar o papo cultural foi realizado um debate onde outras questões também foram discutidas pelo público presente, composto por professores, estudantes, pais e profissionais liberais.
Após o debate o coordenador do evento, Neto Camorim, fez a entrega de uma menção honrosa da Ong. Iphanaq para a convidada pela apresentação de sua pesquisa.
Além da apresentação da pesquisa foi realizada a exposição de imagens fotográficas feitas durante a 26ª Romaria da Terra de Canudos, na Bahia, nos dias 18 a 20 de outubro que contou com a participação de um grupo de integrantes do IPHANAQ. Neto Camorim, Edmilson Nascimento, João Paulo Barbosa e Elistênio Alves. Conduzido pelo motorista Fausto Lopes.

O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Ailton Brasil

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