domingo, 24 de novembro de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA COMUNIDADE DE COQUE DURANTE OS FESTEJOS DA PADROEIRA


O Cineclube Iphanaq realizou no dia 22 de novembro exibição de cinema na comunidade de Coque, distrito de Berilândia. Foi a primeira vez que o cineclube esteve naquela localidade e aconteceu após a novena de Nossa Senhora das Graças, padroeira da comunidade.
Foram exibidos os curtas: Devoção, Calango Lengo e Viver a vida. O curta “Devoção” apresenta uma jovem muito devota que freqüenta uma igreja no interior. Seu rosto está sempre coberto com um véu, despertando boatos e a fantasia de todos na cidade. O sacristão da igreja, muito curioso, decide investigar o mistério em torno da moça a acaba passando pelas maiores confusões para conseguir ver seu rosto.
            Já o filme “Viver a vida”, destaca a história de Clenson um jovem Office-boi esperto, acostumado a “economizar” o dinheiro que recebe para fazer suas tarefas mais rapidamente de táxi. Com esses “extras”, pode ir à danceteria, jogar fliperama, comprar tênis. O curta conta o cotidiano desse “boy”, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente.
Para finalizar a programação cultural da noite, foi exibido o curta “Calango Lengo- Morte e vida sem ver água”. Apresenta em desenho aminado a saga do nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. 
O projeto cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que todo mês viaja ao sertão de Quixeramobim com exibição de cinema nacional gratuito nas comunidades. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento, Neto Camorim e Pedro Jaderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário