segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FÍSICO MAKARIUS THAIM APRESENTA SEUS PROJETOS DE PESQUISA NO PAPO CULTURAL


No dia 29 de novembro na casa de Antonio Conselheiro, aconteceu a 34ª edição do projeto Papo Cultural, que este mês teve como convidado o professor de Física da UECE-FECLESC- Quixadá, Makarius Oliveira Tahim.
Makarius Tahim possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Física pela (2003) e doutorado em Física (2008) ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) unidade de Quixadá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física de Dimensões Extras, Relatividade Geral e Defeitos Topológicos.
Com essa experiência profissional veio apresentar no papo cultural seus projetos de pesquisa e extensão e contribuir com seus conhecimentos para a uma melhor compreensão da física e sua importância em nossa vida em todas as dimensões.
Inicialmente muito agradeceu o convite da Ong Iphanaq para participar do papo cultural, a partir do contato do seu amigo de Quixeramobim professor Tony Barros. Em seguida falou de seus projetos de pesquisa em andamento de estudos da Física de Dimensões Extras, onde pretende estudar o significado de singularidades do espaço-tempo que surgem em modelos de kinks simulando membranas em universos penta-dimensões. Outro aspecto importante do projeto é a interpretação do método de cálculo de matrizes de transferência em barreiras de potencial aplicada em Física de Dimensões Extras. Outro objetivo básico é aplicar este tipo de formalismo em sistemas de física de matéria condensada.
O outro projeto no qual fez referência durante a sua apresentação e no qual gerou o interesse do Iphanaq para convidá-lo ao papo cultural, foi seu projeto de extensão, “Astronomia para Todos”. Este projeto visa à divulgação e popularização de Ciência por meio da Astronomia. Em suma, o projeto se constitui de reuniões com alunos do Ensino Médio, Superior e demais interessados, para observações astronômicas na cidade de Quixadá e em outros municípios do Sertão Central cearense. Todo mês são realizados observações em lugares diversos da região. Ressaltou o professor Makarius.
Foi a partir desse projeto de astronomia que convidamos alunos e professores de matemática e física e o público em geral interessado na temática para traçarmos alguns projetos nas escolas públicas de Quixeramobim que envolva astronomia em parceria com a FECLESC. Algumas escolas já têm trabalhos nesse sentido. Enquanto resultado prático desse encontro, os professores de física do Liceu de Quixeramobim estão agendando um encontro com o professor Makarius para planejarem ações no campo da astronomia. Sejam olimpíadas ou encontros universitários com alunos de ensino médio para integrarem os saberes e aproximar mais a universidade do ensino básico. Destacou Neto Camorim, coordenador do papo cultural, durante sua intervenção no debate.
Com o intuito de estimular a curiosidade em observações astronômicas, ficou agendada outra vinda do professor Makarius Tahim para o dia 09 de dezembro às 19h na praça da prefeitura trazendo o telescópio com lentes de maior resolução e alcance para os interessados fazerem suas observações. Pois nesse encontro não foi possível realizar observações devido à ausência das lentes.
Segundo o professor de matemática do Liceu, Evanginaldo Saldanha, que esteve presente no evento, esse encontro foi muito importante para aproximar a física no cotidiano das pessoas de uma maneira didática e simples. Isso o professor Makarius fez muito bem. Fez-nos entender na sua fala, que a física está presente em todos os momentos de nossa vida. Previsão do tempo para prever estiagens, furacões, tempestades, controle do espaço aéreo, etc. Ou movimentos comuns de nosso dia a dia que necessitamos da compreensão da lei da física.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município. Este encontro acontece sempre na última sexta feira de dada mês.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Neto Camorim


Nenhum comentário:

Postar um comentário