terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PAPO CULTURAL RECEBE MÉDICA CUBANA NO ENCERRAMENTO DE SUAS ATIVIDADES DE 2013


No último dia 26 de dezembro, na casa de Antonio Conselheiro aconteceu a 35ª edição do Papo Cultural. Teve como convidada a Médica Ivis De La Caridad Socarras Pita, cubana do Programa Mais Médico Para o Brasil, que está residindo em Quixeramobim, marcando o encerramento das atividades de 2013.
Inicialmente falou da sua formação de Escola de Medicina Cubana e o compromisso de participarem de missões em saúde pelo mundo. Antes de vim para o Brasil, ela participou de um programa semelhante na Venezuela. Segundo a Dra. Ivis, com problemas de saúde pública semelhantes aos do Brasil. Mas reconhece que nosso país tem um sistema de saúde melhor estruturado, apesar das deficiências no atendimento, notável por todos aqueles que usam o Sistema Único de Saúde.
Sobre o cotidiano em Quixeramobim, destacou que a diferença para ela é que aqui não tem os filhos que ficaram em Cuba. Dois adolescentes de 13 e 14 anos respectivamente, que só reencontrarei nas férias daqui a 11 meses. Destacou.
No bairro da Maravilha onde trabalha na unidade básica de saúde, no início a população tinha muita curiosidade, procurava mais por isso, hoje não. Busca de fato, o atendimento e aos poucos as questões principalmente da língua estão sendo superadas. Frisou que “Na Maravilha têm muitos diabéticos e hipertensos”. Isso lhe chamou atenção. E que os casos de hanseníase existem mais aqui do que nós lá em Cuba.
Em relação aos protestos que aconteceram principalmente no Ceará, pela presença de médicos cubanos, disse que ficou surpresa sim com as manifestações, mas entende ser uma questão política, “que existem em todos os países”.  
Sobre a blogueira, que há alguns meses postou notícias sobre a sua versão da realidade cubana, ela citou. “As coisas têm uma razão de ser, o que muda é uma interpretação. Eu não concordo como ela colocou”.
Quando perguntada sobre como se deu os preparativos em Cuba para sua vinda para o Brasil, falou que teve uma professora de português disse que no Brasil iríamos encontrar um povo muito carinhoso, hospitaleiro. Isso é verdade. Ressaltou.
Em relação ao processo eleitoral na ilha explicou que no seu país, “Nós elegemos os deputados para Assembléia, a cada quatro anos. E os deputados elegem o presidente do partido único”.    
Para finalizar o evento, recebeu os agradecimentos e as boas vindas dos presentes por está residindo em Quixeramobim, e todos se colocaram a sua disposição. O Coordenador do Projeto Papo Cultural, Neto Camorim, destacou a importância de ter a médica presente para o debate, e realizou a entrega de duas menções honrosas. Uma em português e outra em espanhol, além de cartões postais da cidade, produzido pelos alunos do Ponto de Cultura patrimônio vivo.

Neto Camorim- Coordenador do Papo Cultural







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento
















Nenhum comentário:

Postar um comentário