terça-feira, 24 de dezembro de 2013

CINECLUBE IPHANAQ ENCERRA ATIVIDADES DE 2013 COM EXIBIÇÃO NA FESTA DO PADROEIRO DE FORQUILHA














          No dia 18 de dezembro o Cineclube Iphanaq realizou na comunidade de Forquilha, distrito de Manituba, pelo terceiro ano consecutivo, exibição de cinema durante os festejos do padroeiro Menino Jesus de Praga.
Este ano foi exibido o curta, “Calango Lengo” e o documentário “Nossa vida não cabe num curta”.  O primeiro apresenta em desenho animado a saga do nordestino, que tem de cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. 
O segundo filme a diretora do documentário Evilene Abreu, destaca a vida de alguns estudantes que ganha um novo sentido quando eles ingressam no ensino superior, na capital, e voltam para as suas comunidades, no interior do Ceará, para compartilhar os conhecimentos com os produtores locais. A troca de informações permite um aprendizado que vai desde os cuidados com a terra até a maneira de tratar o rebanho, se aprofundando num vasto mundo de compreensão, cuidados, parceria e cumplicidade.
  Nossa vida não cabe num curta apresenta a vida dos estudantes, de volta às suas comunidades, mas também a dos produtores, que não tiveram a oportunidade do estudo. A técnica versus experiência. Uma lição que não se sabe onde começa e cujos resultados, jamais caberiam num curta.
Segundo alguns moradores da comunidade, além de oportunizar uma atividade cultural diferente durante a festa do padroeiro, o cineclube permite refletir através do cinema a realidade. Algo que poucas vezes acontece no mundo de hoje, diante da pressa que as pessoas estão vivendo, não parando um pouco para ouvir o outro de trocar saberes e experiência.
      É importante destacar que essa exibição na comunidade de Forquilha marcou o encerramento das atividades do Cineclube Iphanaq em 2013. Durante o ano foram feitas 14 exibições circulando o cinema em todos os distritos, para um público de 1010 pessoas.
  O projeto Cineclube é uma ação da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que todo mês realiza exibição de cinema nacional e gratuito nas comunidades rurais do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Neto Camorim

Um comentário: