terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PROJETO ASTRONOMIA PARA TODOS REALIZA OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS EM QUIXERAMOBIM















Em parceria com a Ong. IPHANAQ, o projeto “Astronomia Para Todos”, coordenado pelo físico Makarius Tahim, professor da UECE-FECLESC-Quixadá, esteve neste dia 09 de dezembro das 19h as 22:30h na praça da prefeitura de Quixeramobim realizando observações astronômicas. 
Acompanhado do professor doutor em História pela UFF (Universidade Federal Fluminense) Tácito Rolim, também professor da FECLESC, que coordena o grupo de estudos “História e Guerra Fria” e que apóia essa iniciativa, eles montaram o telescópio na praça, e logo despertou a atenção das pessoas que por aquele espaço circulavam.
Para um público estimado em 115 pessoas, composto por estudantes, professores e demais interessados em astronomia, foi possível o telescópio captar imagens dos planetas Vênus, Jútiper e Urano. Além da Lua, Nebulosa de Orion e Sete Estrelas. É importante destacar que foi possível fotografar a Lua via telescópio, produzindo belas imagens. Todos que estavam presentes praça ficaram maravilhados com a nitidez que foi possível captar imagens da Lua.
Segundo o presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil, iniciativas como essa aproxima o conhecimento científico de outros saberes ditos populares, pois desperta a curiosidade de crianças e adultos a conhecerem pelo telescópio imagens de planetas, satélites e outras constelações do universo. Foi uma experiência fantástica. Espero que o projeto “astronomia para todos” volte outras vezes a realizar observações astronômicas em nosso município. Queremos agradecer a todos que contribuíram para a realização desse evento científico cultural. Destacou Ailton Brasil.










Texto: Neto Camorim
Fotos: Ciro Barbosa, Edmilson Nascimento e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário