sábado, 7 de dezembro de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO APÓS A NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO EM LAGOA CERCADA




























Já faz parte da programação cultural da Festa da Imaculada Conceição de Lagoa Cercada. Disse Lysoneide Barbosa, uma das coordenadoras dos trabalhos pastorais e sociais da comunidade durante os avisos após a celebração da novena.
Portanto, como uma das atrações culturais da festa, neste dia 05 de dezembro após a novena, celebrada pelas comunidades de Jardim, Várzea Formosa, São Miguel e Santa Isabel, o Cineclube Iphanaq realizou pelo quarto ano consecutivo, exibição durante os festejos da padroeira da comunidade.
Neste ano, foram exibidos dos documentários: “O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar”, direção Léo D. e William Paiva e “BMW Vermelho”, direção Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos.
O primeiro documentário trata-se de uma animação para adultos, que Narra uma história de quando Deus resolve criar o mundo, as coisas não sai como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo depois que o jumento Limoeiro vem a terra para dar um jeito na humanidade.
O segundo é uma comédia, onde um operário desempregado, morador de uma favela em São Paulo, ganha um carro importado num concurso: um BMW Vermelho, zero quilômetro. Sua vida, que já era difícil, fica ainda mais complicada.
O público que estava presente ao cineclube gostou bastante das exibições, e destacaram durante o debate, que além de serem divertidos os documentários permitem algumas reflexões importantes na realidade. Isso é algo muito gratificante. Destacou o senhor Chico Monteiro, morador da comunidade de Jardim, que veio participar da novena e do cinema.
Também durante o debate ficou encaminhado uma proposta de produção de um documentário abordando a história da Festa da Imaculada Conceição da comunidade de Lagoa Cercada em parceria com a Ong. Iphanaq. Posteriormente serão feitas reuniões para detalhar melhor como será feita essa produção.
O projeto Cineclube é uma ação cultural realizada pela Ong. Iphanaq em parceria com o SESC-Ler de Quixeramobim onde todo mês viaja para as comunidades rurais do município realizando exibições de cinema nacional gratuito, seguido de debate. Tem o apoio do sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.











Texto: Neto Camorim
Fotos: Honorato Neto e Dayany Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário