terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BRUNO PAULINO APRESENTA O LIVRO “A MENINA DA CHUVA” NA ABERTURA DO PAPO CULTURAL 2014














No dia 31 de janeiro, na casa de Antônio Conselheiro, a Ong. Iphanaq deu início às atividades do Papo Cultural de 2014.  Na ocasião teve como convidado o escritor Bruno Paulino, que fez a apresentação de seu segundo livro, “A menina da chuva”.
Seguindo os passos de seu primeiro livro, “Lá nas marinheiras”, o autor continua a escrever suas crônicas, só que dessa vez, segundo ele, dando mais ainda atenção a memória feminina, principalmente, as que têm de sua avó Teresa e outras e outras mulheres e histórias que escuta na cidade, sendo suas fontes de inspiração enquanto jovem cronista, já que a maioria delas não viveu.
Segundo Dona Zilá Carneiro, presente ao evento, as crônicas de Bruno Paulino, lhes fez relembrar várias histórias de sua infância e imaginar o quando é importante preservá-las na construção e permanência de nossa identidade em quanto alguém com referência de um lugar ou região. Isso nos permite ter alegria de viver mesmo com mais de 80 anos. Ressaltou.
Durante o debate, várias questões foram discutidas sobre o livro, onde a platéia fez diversas intervenções destacando as críticas e elogios que o autor tem recebido do seu trabalho. Um dos aspectos foi que seu livro tem sido pouco comentado em Quixeramobim, mas tem recebidos vários elogios de cronistas e autores consagrados da literatura cearense, como Ângela Gutierrez, Nilto Maciel, Vânia Vasconcelos, Pedro Salgueiro, etc, se isso não causa algum incômodo. Segundo Bruno, essa questão de ser reconhecido primeiro fora do que na sua cidade, isso antes me inquietava mais, hoje já nem tanto. Na medida em que autores consagrados elogiam ou criticam meu trabalho isso serve de crescimento para que eu possa aperfeiçoar minha produção literária. Agora, quando na minha cidade pouco se discute meu trabalho, onde algumas críticas que tenho recebido é que minha crônica não é engajada, o que discordo, mas na cidade vizinha Quixadá, tem escola que adota o livro para seus alunos. Isso me faz refletir o quanto temos que investir na formação de leitor em nosso município. Nós ainda lemos muito pouco em nosso país. Mas precisamos avançar. Principalmente nas escolas de ensino básico se quisermos reverter essa situação.
Após o debate, o coordenador do evento Neto Camorim, fez os agradecimentos a todos os presentes, e entregou a Dona Zilá, uma menção honrosa, para que fosse repassada ao Bruno Paulino pela apresentação de seu livro na 36º edição Papo Cultural.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário