domingo, 16 de fevereiro de 2014

CINECLUBE SESC IPHANAQ INICIA EXIBIÇÕES DE 2014 NA COMUNIDADE DE RIACHO DA ROÇA


Na última sexta, 14 de fevereiro, o Cineclube Iphanaq deu início seu calendário de exibições de 2014. E a primeira a receber o Cineclube este ano, marcando o sexto ano de atividade pelo sertão, foi à comunidade de Riacho da Roça, distrito de Berilândia, distante 46 km da sede do município.
Na ocasião, foram exibidos dois curtas de produção cearense. O primeiro filme foi “Uma nação de gente”, direção Margarita Hernández e Tibico Brasil, que destaca um encontro de gerações, duas visões de um mesmo mundo. A trajetória do vaqueiro. O cenário é sertão cearense, umas das regiões mais secas do país. Os personagens são quatro vaqueiros: dois jovens e pragmáticos; e outros dois, veteranos e românticos. Eles nos falam com orgulho das tarefas mais simples de seu cotidiano e questionam o destino de sua profissão.
O segundo, “Nossa vida não cabe num curta”, aborda a vida de alguns estudantes que ganha um novo destino quando eles ingressam no ensino superior, na capital, e voltam para suas comunidades, no interior do Ceará, para compartilhar os conhecimentos com os produtores locais. A troca de informações permite um aprendizado que vai desde os cuidados com a terra até a maneira de tratar o rebanho, se aprofundando num vasto mundo de compreensão, cuidados, parceria e cumplicidade. Este documentário apresenta a vida dos estudantes de volta às comunidades, mas também a dos produtores, que não tiveram a oportunidade do estudo. A técnica versus a experiência. Uma lição que não se sabe onde começa e cujos resultados jamais caberiam num curta.
Segundo Luiz Neto, morador da comunidade, foi muito interessante os filmes apresentados. Principalmente o que destacou a vida do vaqueiro. Ele tem tudo a ver com a nossa realidade aqui no sertão de ainda cuidar de gado. Tudo pra nós no sertão de uma maneira ou de outra é ligado a gado. Ela faz parte da nossa vida e de nossa história. Quero muito agradecer a presença do cinema em nossa comunidade. Isso nunca tinha acontecido. Espero que venham outras vezes. Assim se expressou.
O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim que mensalmente exibe filmes nacionais gratuitos nas comunidades rurais do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.
Veja a seguir o calendário de exibições do Cineclube Iphanaq para 2014.
  
CALENDÁRIO DE EXIBIÇÕES DO CINECLUBE SESC-IPHANAQ- 2014
 JANEIRO– Recesso

FEVEREIRO– dia 14 e dia 26
 Riacho da Roça – Berilândia/ Assent. Quinin- Belém
MARÇO – dia 14
Jardim- Manituba
ABRIL– dia 11
Maloca- Paus Brancos
MAIO – dia 09
Pereiros- São Miguel
JUNHO – dia 20
Uruquê
JULHO – dia 18
São Bento- Manituba
AGOSTO – dia 22
Nenelândia- Escola
SETEMBRO – dia 13
Assent. Nova Canaã- Lacerda
OUTUBRO– dia 10
Encantado- Escola
NOVEMBRO – dia 22
São Joaquim- Passagem
DEZEMBRO- dia 05 e 17
Lagoa Cercada e Forquilha (Manituba)
OBS: Essas datas podem serem  alteradas de acordo com a Coord. do Cineclube ou das comunidades.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário