sábado, 1 de março de 2014

ASSENTAMENTO QUININ RECEBE EXIBIÇÃO DO CINECLUBE SESC-IPHANAQ














No último dia 26 de fevereiro, o Cineclube Sesc-Iphanaq, realizou exibição de cinema no Assentamento Quinin, distrito de Belém. Foi a primeira vez que o projeto esteve naquela comunidade. Na ocasião foram apresentados os filmes: “Águas de Romanza” e “A menina Espantalho”. São dois documentários com as temáticas, sertão, chuva, seca e educação, que tiveram boa receptividade pelo público presente na casa sede do Assentamento.
O primeiro filme Água de Romanza, é uma produção cearense com direção de Gláucia Soares e Patrícia Baía. Conta a história de uma menina no sertão nordestino que sonhava em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente deseja realizar o sonha da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança para alcançar tal deseja. O mesmo a pedido da avó leva a menina a uma irrigação para que ela conheça a chuva ao menos artificial. Já fazia 06 anos que não chovia no sertão, justamente a idade da menina. E a avó continuava doente e poderia morrer sem realizar o sonha da neta.
O segundo filme exibido, A menina Espantalho de Cássio Pereira dos Santos, apresenta a história de Luzia, uma menina que mora no campo com seus pais e o irmão Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-la, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.
Segundo os moradores da comunidade, como a jovem Aline os dois filmes apresentam fatos que ajudam a gente entender melhor a realidade através do cinema. As histórias que os filmes mostram são fatos que a grande maioria está presente em nossa vida. A seca, a alegria quando vem chuva e educação, principalmente no campo, são temas bem atuais em nossas vidas e que os filmes nos permite refletir essas questões. Destacou a moradora.
É importante frisar que antes dos filmes principais foi exibido o curta “Calango Lengo” para alegria das crianças que muitas se fizeram presente.
O projeto cineclube é uma realização da ONG Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim que mensalmente viaja as comunidades para exibir cinema nacional e gratuito. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.









Texto: Neto Camorim
Fotos: Anastácia Maciel e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário