domingo, 9 de março de 2014

Xilogravuras, desenhos e videoinstalações integram Mostra Cultural no Conselheiro Vivo 2014

Xilogravuras, desenhos e videoinstalações integram Mostra Cultural no Conselheiro Vivo 2014.

Traçados afetivos – A Exposição individual do arquiteto Clewton Nascimento reúne 10 desenhos que registram bens culturais do município de Quixeramobim, nas dimensões do rural e do urbano. Será aberta no dia 10 de março, na Casa Antônio Conselheiro, dentro do Conselheiro Vivo 2014. São traços elaborados com sofisticação e originalidade produzindo imagens resultantes dos olhares e viagens feitas pelo artista ao município. Além de imagens zona rural, como a da Casa do Assentamento Recreio (a 9 km da da cidade), os desenhos trazem em sua maioria edificações localizadas no Centro do Ceará, que formam a paisagem em volta da Casa onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.

Gravando artes – As 13 gravuras da Mostra “Matrizes de Antônio”, de João Pedro do Juazeiro, também integram (exposição entre textos) o livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro”, que será lançado na Casa no dia 13 de março, 16h. A Mostra Cultural Casa Antônio Conselheiro é completada pela Exposição “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” – brinquedos óticos, projeções e vídeoinstalações, do artista visual Alexandre Veras (detalhes abaixo).

Confira apresentação das Exposições da Mostra acompanhada de informações dos autores que estarão em Quixeramobim durante o Conselheiro Vivo.

Apresentação: Mostra Cultural com 3 Exposições: Lançamento em 10 de março, 19h, com obras à venda. Os quadros das duas Exposições, desenho e xilogravuras, estão abertos à negociação de apoiadores (órgãos públicos e entidades) para aquisição e doações para iniciar a construção do Acervo Casa Conselheiro.

1)     Exposição “Matrizes de Antônio”
São 13 Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, elaboradas artisticamente partindo do universo xilogravuras ao todo, com a quantidade de trabalhos, 13, fazendo alusão à data de nascimento em Quixeramobim de Antônio Vicente Mendes Maciel, que nasceu em 1830 na Casa onde as gravuras serão expostas.

Os trabalhos impressos serão expostos em quadros emoldurados. O destaque da exposição, justificando o nome, está na exposição das matrizes de madeira que foram esculpidas, na técnica milenar que desencadeia a projeção de imagens.

As obras são resultados das incursões de João Pedro a Quixeramobim, a partir de oficinas ministradas no município – Liceu e comunidades rurais – em desenvolvimento de projetos com a ONG Iphanaq.

Currículo do artista: João Pedro de Carvalho Neto, o João Pedro do Juazeiro, nasceu na cidade de Ipaumirim (CE), em 1964. Cresceu em Juazeiro do Norte, onde trabalhou como vendedor ambulante. Começou a fazer xilogravura na Gráfica Lira Nordestina. Em 1999, ganhou o Prêmio de Xilogravura no 5º Salão Norman Rockwell da Gravura e do Desenho. Em 2001, mudou-se com a família para Fortaleza. Participou de várias exposições, incluindo as internacionais, como Alemanha e Portugal. Já produziu mais de uma centena de álbuns de xilogravura e cordéis editados. É Autor do livro XILOGRAVURA – A Arte de Gravar. Realiza oficinas e cursos de xilogravuras, ministrados em Quixeramobim no Liceu da cidade, sobre culturas populares e poetas, e em escolas da zona rural. Insere-se no imaginário Conselheiro/Canudos após coordenar turmas, em 2011 e 2012, com oficinas de xilogravura voltadas para este universo. As formações ocorreram na Casa Antônio Conselheiro, dentro da programação do Conselheiro Vivo, nos respectivos anos.
Contatos com o artista pelo (85) 8532-3760

2) Exposição “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” – brinquedos óticos, projeções e vídeoinstalações

A exposição compõe-se como instalação artística montada pela Casa Antônio Conselheiro, coordenada pelo artista visual Alexandre Veras, idealizada em conjunto pelos alunos do Projeto “Patrimônio na tela – Oficinas de História, Linguagem e Prática em Documentário” (Coordenador Weynes Matos/Iphanaq).

A Exposição trabalhará com instrumentos ópticos, dispositivos eletrônicos e recursos audiovisuais. São 3 ambientes diversos interagindo com os visitantes. E muitas surpresas para quem for conferir.

Currículo Breve do Artista: Alexandre Veras é artista-realizador reconhecido a partir da trajetória de produção e formação na ONG Alpendre. Em trabalhos de audiovisual, foi premiado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Arte (Funarte). Através de Edital da Funarte, realizou em Quixeramobim oficinas de vídeo documentário que resultaram na produção de 3 documentários, com tiragem de mil cópias distribuídas, a partir de oficinas com alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo (ONG Iphanaq). O autor trabalha atualmente na cidade com oficinas de audiovisual do Projeto Patrimônio em Tela (Edital Secult-CE) , ministrando aulas aos fins de semana na Casa Antônio Conselheiro.

Alexandre Veras participou de várias bancas de seleção de editais pelo Brasil. É autor de dois longas-metragens, Vilas Volantes e Linz, rodados na região de Camocim-Ceará, e exibido em várias cidades brasileiras, em festivais importantes, como o de Tiradentes (MG).
Contatos com o artista pelo (85) 8770-1661

3) “Memória edificada quixeramobinense: morrendo e resistindo, resistindo e morrendo”, de José Clewton Nascimento.

Individual com 10 desenhos que registram bens culturais do município de Quixeramobim, nas dimensões do rural e do urbano. O objetivo da exposição é chamar a atenção tanto para a existência e consequentemente da necessidade de reconhecimento e valorização desses bens como parte integrante do patrimônio cultural quixeramobinense, atentando para o estado de conservação provocando interrogações na interação com o público alertando para a necessidade de ações políticas para garantias através da Gestão da Cultura. “Pensa-se no valor de uso e no valor simbólico de nossos bens culturais edificados, e transformação destes valores em valor de troca”, destaca o autor da Exposição.

Currículo Breve do Artista: José Clewton do Nascimento nasceu na cidade de Itapipoca, Ceará, no dia 28 de abril de 1967.  É arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com pós-graduação em Arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA/Estudos em Paris-França). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Contatos com o artista pelo (84) 9678-9748
Concepção: ONG Iphanaq
Apoio: Sesc Ler Quixeramobim e PMQ

Os artistas estarão presentes à Abertura da Mostra, 10/3, participando na véspera de Festa/receptivo musical informal na Casa Conselheiro, a partir das 20h.

Propósitos da Mostra Cultural Casa Antônio Conselheiro
Objetivos: oferecer programação cultural durante o Conselheiro Vivo 2014 (10 a 13 de março), visando permanência de acervos na constituição de repertório para a Casa. A edificação passará por reforma e funcionará como centro difusor de Cultura – artes e educação – para a população local e visitantes. A ONG Iphanaq trabalha na proposição de funcionamento permanente a partir de exposições, algumas já asseguradas diante de resultados exitosos em seleções de editais públicos.

Nesse sentido, pretende-se organizar publicação catálogo com as exposições apresentadas, como forma de criar documento de cultura para circulação de repertório fomentando dinâmica de acesso aos bens culturais apresentados;

Justificativa: Necessidade de ter a Casa Conselheiro como local com acervos de Cultura, contribuindo para a movimentação e acesso prático de repertórios em um bem cultural oficialmente reconhecido como Patrimônio Material do Ceará (Desde 2005): a Casa Antônio Conselheiro, onde nasceu o histórico personagem brasileiro, em 1830.

Curadoria: Instituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq) – Danilo Patrício e Weynes Matos

Apoio: Sesc Ler de Quixeramobim e Projeto “Patrimônio em Tela” (Edital Secult CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário