quinta-feira, 13 de março de 2014

Estudantes se encantam com exposições na Casa Antônio Conselheiro

Os alunos se surpreendem com a nova forma de ver contada a vida e o universo do Conselheiro.
A “Mostra Cultural Casa Conselheiro: construindo Acervo e Funcionamento”, inaugurada na abertura do Conselheiro Vivo 2014, segunda (10), tem recebido a visita de turmas de alunos de escolas de Quixeramobim e de municípios vizinhos. A Mostra, que funciona na Casa Antônio Conselheiro, reúne trabalhos dos artistas Alexandre Veras, Clewton Nascimento e João Pedro do Juazeiro. As exposições permanecerão abertas à visitação até amanhã, quinta-feira, 13, data de nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, e por esta razão, feriado municipal na cidade.

Por entre os corredores da Casa, os alunos podem conhecer a Exposição “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” – brinquedos óticos, projeções e videoinstalações, coordenada por Alexandre Veras; a Coleção de Xilogravuras “Matrizes de Antônio”, de João Pedro do Juazeiro; e a Exposição “Memória edificada quixeramobinense: morrendo e resistindo, resistindo e morrendo”, do arquiteto Clewton Nascimento.

“O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” leva os alunos a uma interação com equipamentos de pré-cinema, dispositivos óticos e brinquedos diversos. “Estamos muito satisfeitos pelo retorno a partir das visitas dos alunos. Eles se envolvem e se encantam, pela nova forma de ver contada a vida e o universo do Conselheiro, se apropriando e provocando desdobramentos também”, destaca Alexandre Veras. A Exposição foi idealizada em conjunto pelos 28 alunos do Projeto “Patrimônio na tela – Oficinas de História, Linguagem e Prática em Documentário” (Coordenador Weynes Matos/ONG Iphanaq).
Alunos podem conferir as exposições de xilogravuras, desenhos e videoinstalações na Casa Antônio Conselheiro. (FOTOS WEYNES MATOS)
A Exposição individual do arquiteto e artista Clewton Nascimento reúne 10 desenhos que registram bens culturais do município de Quixeramobim, nas dimensões do rural e do urbano. São traços elaborados com sofisticação e originalidade produzindo imagens resultantes dos olhares e viagens feitas pelo artista ao município. Além de imagens da zona rural, como a da Casa do Assentamento Recreio, os desenhos trazem em sua maioria edificações localizadas no Centro do Ceará, que formam a paisagem em volta da Casa onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.

João Pedro do Juazeiro, artista reconhecido internacionalmente por sua arte em xilogravura, apresenta a Exposição “Matrizes de Antônio” que reúne 13 Xilogravuras elaboradas artisticamente partindo do universo conselheirista. As obras são o resultado das incursões de João Pedro a Quixeramobim, a partir de oficinas ministradas no município – Liceu e comunidades rurais – em desenvolvimento de projetos com a ONG Iphanaq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário