segunda-feira, 31 de março de 2014

CINECLUBE IPHANAQ RETORNA AO ASSENTAMENTO RECREIO














          Após três anos o Cineclube Iphanaq retornou no dia 29 de março ao Assentamento Recreio para realizar exibição de filmes naquela comunidade. Na ocasião foi apresentado o curta, “Calango Lengo”, destinado ao público infantil, e em seguida “Abril despedaçado”, de Walter Salles.
          O primeiro filme Calango Lengo - morte e vida sem ver água, apresenta como o nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. Momento de muita animação para as crianças que muito se divertem com essa animação.
          O segundo filme Abril despedaçado, apresenta o contexto do sertão em abril de 1910, na geografia desértica do nordeste brasileiro onde vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo em que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição. 
          Segundo Fátima Maciel, professora e moradora no Assentamento, são dois filmes que trazem uma mensagem bem interessante sobre a realidade do sertão e que podem ser refletidos no atual contexto em que vivemos. Sejam os desafios da seca, a violência, a exploração do trabalho infantil, a falta de apoio dos pais na educação dos filhos. Enfim, esses filmes nos permitem discutir a nossa realidade de maneira crítica e questionadora. Destacou.
         O projeto cineclube é uma realização da ONG. Iphanaq que mensalmente viaja as comunidades rurais do município para exibir filmes nacionais e gratuitos. Tem o apoio cultural do SESC-Ler de Quixeramobim e do Sistema Maior de Comunicação.

Informações: (88) 9220-0056/ www.patrimoniovivo.org.br






Texto: Neto Camorim
Fotos: Ciro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário