quinta-feira, 13 de março de 2014

Livro de ensaios sobre Conselheiro será lançado hoje quinta (13)

No dia em que se comemora o nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, hoje, 13 de maço, às 16 horas, será lançado em sua terra Natal, Quixeramobim, o livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro”. A programação faz parte do último dia do Conselheiro Vivo 2014. Com o tema Novos mundos para a Casa de Antônio, desde a última segunda-feira (10), estão sendo realizadas em Quixeramobim diversas atividades sobre a memória de Conselheiro, tais como exposições e fórum de debates sobre a conservação e uso adequado da Casa Antônio Conselheiro. O Conselheiro Vivo é uma concepção da ONG Iphanaq e se realiza há 10 anos ininterruptos.

O livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro” (Iphanaq/SECULTCE) traz ensaios que tocam o imaginário Conselheiro/Canudos/Quixeramobim, sendo oriunda de comunicações apresentadas em edições anteriores do evento, somadas a novas contribuições de estudiosos renomados que se debruçam sobre o universo de conhecimento que se liga a tais memórias. O livro carrega uma Exposição dentro de si integrada pelas xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, que intercalam os ensaios.

A coletânea de ensaios é organizada por Danilo Patrício e Osvaldo Costa, que também são autores de ensaios no livro. O lançamento marca edição especial do Projeto Conversa com Autor, do Sesc-Ler, com a presença dos coordenadores na roda de conversa com os autores presentes, após a apresentação, feita pelo historiador Neto Camorim (Uece/Feclesc).

Além dos autores-organizadores, já confirmaram presença os professores (autores de ensaios no livro) Gilmar de Carvalho, Karla Patrícia e Eleuda de Carvalho. A roda de conversa a partir dos textos do livro será aberta ao público presente, com venda da obra no local (R$ 20,00) e sessão de autógrafos no local. A obra foi viabilizada a partir da gestão atual da Secult-CE (Paulo Mamede), que recebeu e aprovou proposta apresentada pela ONG Iphanaq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário