quinta-feira, 13 de março de 2014

Secult anuncia licitação da reforma da Casa Antônio Conselheiro

O secretário da Cultura Paulo Mamede assegurou que a Casa Antônio Conselheiro passará por uma completa recuperação de sua estrutura. (FOTO WEYNES MATOS)
Na abertura do Conselheiro Vivo 2014, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) anunciou que a licitação para reforma da Casa Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, será aberta nesta sexta-feira, 14 de março, com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil do Governo do Estado. Segundo o secretário da Cultura Paulo Mamede, será realizada a completa recuperação de um dos mais importantes e simbólicos espaços da cultura e da história cearenses.

A Casa Antônio Conselheiro – onde também residiu a família do cantor, compositor e arquiteto quixermobinense Fausto Nilo – foi palco da abertura do Conselheiro Vivo 2014, realizado pelo Iphanaq  - Instituto de Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, com apoio da Prefeitura de Quixeramobim, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e de diversas instituições, de sindicatos e organizações de movimentos sociais a veículos de comunicação.

A primeira noite do evento foi marcada por apresentações especiais da Banda de Música regida pelo maestro Duda Black e da Banda de Lata Criança Feliz, do Ponto de Cultura do Assentamento Recreio. As crianças emocionaram o público ao entoar a eterna cantiga com menção a Conselheiro: “Eu vi a fumaça da pólvora, eu vi a rua se fechar…”.

O evento contou, entre outros participantes, com o prefeito Cirilo Pimenta, o secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim, Everardo Júnior; o presidente do Iphanaq, Ailton Brasil; além dos representantes dos movimentos sociais, Danilo Almeida, e do Sesc, Hugo Lemos. O jornalista e doutorando em História Danilo Patrício, integrante do Iphanaq e um dos organizadores do livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro”, que será lançado nesta quinta-feira (13), destacou a importância de “reescrever a história de Conselheiro, todo o dias, olhando para o futuro. Daí o nome Conselheiro Vivo”, ressaltou.

O secretário Paulo Mamede contextualizou a obra de reforma da Casa Antônio Conselheiro como ação essencial para a memória e o presente das atividades culturais no Estado, que precisa ser integralmente atendido pelas políticas públicas para a cultura. “Por isso estamos reformando até dezembro todos os equipamentos culturais mantidos pelo Estado, incluindo também o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá”, destacou, revelando um sentimento especial em retornar a Quixeramobim: “Sou dessa terra. Passava as férias no Uruquê, entre Quixadá e Quixeramobim, na Fazenda Normal, na Fazenda Alegre, vivenciando a infância no sertão”.

Secretaria de todo o Estado
Agradecendo pela receptividade com que foi acolhido pelos realizadores do Conselheiro Vivo, movimentos sociais, Iphanaq, Sesc e Prefeitura de Quixeramobim, Paulo Mamede falou das ações da Secult-CE em benefício de todo o Estado, como o lançamento de Editais na área de cultura, com recursos ampliados e com 50% do investimento total sendo direcionado a projetos do Interior. Mamede participou de uma caminhada por diversos equipamentos culturais da cidade, casarões históricos e espaços de referência patrimonial e artística.

O secretário destacou o apoio do governador na destinação de recursos para os editais e na reforma dos equipamentos culturais e para o conjunto de ações da Secult-CE. E frisou a importância da recente aprovação, pela Assembleia Legislativa, da nova Lei do Conselho Estadual de Política Cultural. Em seu discurso, Mamede disse ainda que há como viabilizar recursos do tesouro estadual para a recuperação do Memorial Antônio Conselheiro desde que a Prefeitura de Quixeramobim encaminhe à Secult-CE projetos neste sentido até o final de abril.

O prefeito Cirilo Pimenta agradeceu pela presença do secretário da Cultura do Estado e destacou estar à disposição para parcerias em prol da memória de “Quixeramobim e de seu povo de história e espírito libertário”. Ailton Brasil, presidente do Iphanaq, cobrou mais recursos para a preservação do patrimônio histórico da cidade e para os Pontos de Cultura e presenteou o secretário da Cultura com CDs e DVDs produzidos pelos Pontos de Quixeramobim. O secretário municipal de Cultura, Everardo Júnior, destacou o interesse demonstrado pela Secult estadual em trabalhar em parceria e lembrou a importância de projetos como o Memorial,  Estação e o caminho cultural e histórico do Centro.

Ainda durante a noite, foi inaugurada a “Mostra Cultural Casa Conselheiro: construindo Acervo e Funcionamento” com as exposições dos artistas Alexandre Veras, Clewton Nascimento e João Pedro do Juazeiro. Durante a primeira noite do Conselheiro Vivo 2014, o arquiteto Clewton Nascimento fez um desenho em uma das paredes internas da Casa da Casa. O artista João Pedro do Juazeiro também apresentou uma produção inédita sobre Conselheiro. Foi aberta ainda a exposição: “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Antônio Conselheiro”, coordenada por Alexandre Veras, em construção com a turma de alunos do Projeto Patrimônio em Tela. As exposições recebem visitantes durante todo o dia e à noite até esta quinta-feira, 13.

(Comunicação Conselheiro Vivo, com informações da Coordenação de Comunicação da Secult-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário