quinta-feira, 13 de março de 2014

1ª Feira do Belo Monte na Casa Antônio Conselheiro

A 1º Feira do Belo Monte segue até amanhã (12) em frente à Casa Antônio Conselheiro. (FOTO Instituto Antônio Conselheiro/DIVULGAÇÃO)
Dentro da programação do Conselheiro Vivo 2014, ocorre nesta terça-feira (11), às 20 horas, a abertura da 1ª Feira do Belo Monte. Em frente à Casa Antônio Conselheiro, serão montados estandes com produtos da agricultura familiar e artesanato. As compras ainda ficarão ainda mais animadas com a música de sanfoneiros locais. A Feira segue até amanhã (12).

No primeiro dia da feira, hoje (11), a temática será agricultura familiar e se apresentarão os sanfoneiros Wagner do Acordeom (acompanhado de Regional Musical). Haverá a participação de Damião Monteiro – Conselheiro e Viola. Amanhã, quarta-feira (12), o tema da feira é artesanato e criações artísticas. Os sanfoneiros da noite são Nonô e Antônio Segundo (acompanhados de Regional Musical).

A 1ª Feira do Belo Monte é uma realização em parceria da Associação dos Feirantes de Quixeramobim, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Instituto dos Jovens Rurais de Quixeramobim, Cetra Assessoria ao Trabalhador, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, Brigada Antônio Conselheiro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Quixeramobim, Iphanaq e Prefeitura de Quixeramobim.

Na quarta-feira (12) pela manhã, 6h, ocorre edição especial da Feira no Galpão da Agricultura Familiar (Mercadinho). A partir de apoio e mobilização do Cetra e Associação dos Feirantes de Quixeramobim, o encontro acontece no Galpão da Agricultura Familiar (Mercadinho), no Centro de Quixeramobim. São 13 famílias de agricultores que há vários anos vendem, semanalmente, produtos de qualidade e saudáveis.

A feira pela manhã também será palco do projeto Long Play em Feiras e Romarias, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que consiste na discotecagem com disco de vinil em locais de peregrinação e feiras livres do Ceará. Durante a realização da feira em Quixeramobim, a DJ Renatinha se instala com seu acervo de vinil de diversos gêneros musicais e a coletânea de publicações (para consulta) em uma banca, aberta à conversa com os públicos como eram as irradiadoras que desempenharam um papel fundamental na vida social. A discotecagem acontece até às 8h30.

Assim como em 2013, o Conselheiro Vivo 2014 terá novamente a participação de comitiva baiana de Canudos, estreitando ainda mais os contatos depois de pequena comitiva quixeramobinense (ONG Iphanaq/Fundação Canudos) presente às duas últimas romarias ligadas à Memória de Conselheiro, que ocorrem em Canudos, sempre em outubro. Nesta quarta-feira (12), os representantes de Canudos, recepcionados pela ONG Iphanaq e por outras entidades realizadoras do evento, visitam a Feira no Galpão da Agricultura Familiar e participam, à noite, da programação do Conselheiro Vivo.

Na quinta-feira (13), data de nascimento de Antônio Conselheiro e feriado municipal, a Companhia Teatral de Canudos apresenta a peça Melelego, precedida pelos Enredos de Antônio, peça teatral encenada pelos quixeramobinenses Elistênio Alves e João Paulo Barbosa. O Conselheiro Vivo 2014 será encerrado com o 1º Encontro de Sanfoneiros: Acordes para Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário