quinta-feira, 13 de março de 2014

Acervo e funcionamento da Casa Antônio Conselheiro são temas de fórum

Em Roda de Conversa, o 1º dia do Fórum seguiu na tentativa de viabilizar Acervos para a nova formatação da Casa Antônio Conselheiro (FOTO TARCÍSIO FILHO)
O Conselheiro Vivo 2014 iniciou ontem, terça-feira (11), na Boca da Noite, o 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, no quintal da Casa Antônio Conselheiro. Em Roda de Conversa, o 1º dia do Fórum seguiu na tentativa de viabilizar Acervos para a nova formatação da Casa, além de pensar o funcionamento após a reforma da estrutura física. O tema do 1º dos dois dias foi “Uma Casa em movimento: o contexto contemporâneo de Conselheiro/Canudos em Quixeramobim – A produção Cultural a partir da Casa: repertórios, ações e a criação/viabilização de documentos artísticos”.

“Debatemos a formação de Acervo e os caminhos para funcionamento da Casa após a reforma que ocorrerá ainda este ano, como nos informou o Secretário Paulo Mamede, anunciando licitação da obra para sexta-feira, 14 de março”, sintetizou o presidente da ONG Iphanaq, professor Aílton Brasil.

Aquisições de Acervos – Representando a gestão municipal, Bruno Paulino sinalizou positivamente sobre a aquisição de duas exposições que se realizam na Casa neste período: Matrizes de Antônio e Memória Edificada Quixeramobinense. Coordenador do Projeto Patrimônio em Tela, Weynes Matos apresentou proposta de funcionamento do espaço interno da Casa, a partir de exposições resultantes de formação com alunos, sempre reescrevendo o Universo de Antônio Conselheiro.

Com a concordância da maioria presente, o representante do Sesc Ler, Hugo Lemos, colocou a importância da reforma da Casa contemplar um espaço de convivência para convivência de turistas e realização de atividades no formato de debate, como o Papo Cultural que ocorre na Casa, já chegando a 40 edições. A conversa seguiu pela importância de mostrar, a SecultCE e ao Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), que este espaço pode ser viabilizado na parte externa dos fundos da Casa.

Hoje, quarta (12), segundo dia do Fórum de Cultura e Turismo do Conselheiro Vivo, o debate terá como tema “A Casa Antônio Conselheiro no contexto do Centro do Ceará: conquistas patrimoniais - Cultura, Educação e Turismo. O representante do Departamento de Patrimônio Estadual, Otávio Menezes, já chegou a Quixeramobim para participar do debate de hoje à noite. A administração municipal também confirmou presença. A manhã (13), o município recebe novas representações do Governo Estadual, através do Dragão do Mar, João Wilson, e da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura, Xauí Peixoto. Organizado pelas entidades realizadoras, o Fórum é aberto à participação do público, procurando incorporar as propostas e encaminhar decisões a partir dos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário