domingo, 9 de março de 2014

Casa Antônio Conselheiro recebe lançamento de livro de ensaios no dia 13

Da Comunicação Conselheiro Vivo

A obra apresenta oito ensaios partindo do campo de conhecimento dos autores, que na sua diversidade dialogam entre si. O livro carrega uma Exposição dentro de si integrada pelas xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, que intercalam os ensaios.

O livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro” será lançado no dia 13 de março, 16h, na Casa Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, dentro da programação do Conselheiro Vivo 2014, intitulada “Novos rumos para a Casa de Antônio”. A publicação traz uma série de ensaios que tocam o imaginário Conselheiro/Canudos/Quixeramobim, sendo oriunda de comunicações apresentadas em edições anteriores do evento, somadas a novas contribuições de estudiosos renomados que se debruçam sobre o universo de conhecimento que se liga a tais memórias.

A coletânea de ensaios é organizada por Danilo Patrício e Osvaldo Costa, que também escreveram textos para o livro (confira autores e textos ao final). O lançamento ocorre com a Companhia Musical da Banda de Pífanos de Bendegó/Canudos – Bahia. O lançamento marca edição especial do Projeto Conversa com Autor, do Sesc, com a presença dos coordenadores na roda de conversa com os autores presentes, após a apresentação, feita pelo historiador Neto Camorim (Uece/Feclesc).

Além dos autores-organizadores, já confirmaram presença os professores (autores de ensaios no livro) Gilmar de Carvalho, Karla Patrícia e Eleuda de Carvalho. A roda de conversa a partir dos textos do livro será aberta ao público presente, com venda da obra no local (R$ 20,00) e sessão de autógrafos. A obra foi viabilizada a partir da gestão atual da Secult-CE (Paulo Mamede), que recebeu e aprovou proposta apresentada pela ONG Iphanaq.

Confira informações sobre os autores e os trabalhos que os mesmos apresentam no Livro:
Ângela Gutiérrez. Escritora, integrante da Academia Cearense de Letras. Doutora e Pós-Doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado a pesquisa “O retrato do Conselheiro: as múltiplas faces do beato de Belo Monte”. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autora no Livro do ensaio: Antônio Conselheiro e o romance canudiano.

Danilo Almeida Patrício. Doutorando em História (UFMG). Jornalista e Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Dissertação resultante no livro Festeiros do Tempo – cantos e memórias dos sertões-de-dentro, Ed. CCBN (2014, no prelo). Organizador desta obra e autor do ensaio: Antônio Conselheiro e o Belo Monte infinito: produtos de cultura e as outras criações narrativas.

Eleuda de Carvalho, natural de Jaguaruana, Ceará, 54 anos, doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora da Universidade Federal de Tocantins (UFT). É jornalista e locutora da Rádio Universitária da UFC. Possui inéditos dois livros de ensaio recentes e um de poemas, “dos 20 e poucos anos”. Pesquisa a cultura periférica, a tradição e a memória pelo suporte da literatura. Em 1997, percorreu os caminhos de Antônio Conselheiro, do Ceará a Bahia, produzindo matérias especiais veiculadas no Jornal O Povo (com fotos de Claudio Lima), durante a efeméride do centenário da Guerra de Canudos. Autora no Livro do ensaio: Cantiga de exílio para Antônio Conselheiro.

Gilmar de Carvalho. Bacharel em Direito e jornalista. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Autor de Madeira Matriz (São Paulo, Ana Blume, 1999). Professor do Departamento de Comunicação Social da UFC. Com ampla produção no Brasil, em assuntos diversos, como a produção envolvendo a obra e a trajetória de Patativa do Assaré. Autor no Livro do ensaio: O Conselheiro de Os Sertões.

Ismael Pordeus Jr. Doutor em Sociologia e Ciências Sociais Etnologia (Universite Lumière Lyon 2) e Pós-Doutor em Antropologia (Université Lumière Lyon2). Professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor de Uma Casa Luso-Afro-Portuguesa com Certeza (São Paulo, Terceira Margem, 2000) e Ceará em Transe (Fortaleza, Museu do Ceará, 2006), dentre a vasta produção de títulos sobre Cultura e religiosidades. Autor no Livro do ensaio: O mundo de Antônio Conselheiro em Quixeramobim.

Karla Patricia Holanda Martins. Doutora em teoria Psicanalítica (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizadora do livro: Profetas da Chuva, Editora Tempo d´imagem, 2006, e autora do livro Sertão e Melancolia: espaços e fronteiras, Ed. Appris (2014, no prelo). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia. Coautora do ensaio: O Antônio de Conselheiro: o deslocamento de um peregrino.

Osvaldo Costa Martins. Psicanalista, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo apresentado a dissertação “Os Manuscritos de Antônio Conselheiro: culpa e identificação na Religião do Filho (Uma resposta à Igreja e ao Estado)”. Organizador deste livro e coautor dos ensaios: Manuscritos de Conselheiro: prédicas de um cristão e O Antônio de Conselheiro: o deslocamento de um peregrino.

Paulo Emílio Matos Martins. Doutor em Administração de Empresas (EAESP/FGV-UFF), tendo apresentado a tese “A Reinvenção do Sertão: Organização Social e Poder na Comunidade do Belo Monte (Canudos, 1893 – 1897)”. Professor associado, chefe e decano do Departamento de Administração da UFF e coordenador do Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS/PPGAd/UFF). Professor nas: UFPA, UGF, UNL, Vice-coordenador do Curso de Administração (FACC/UFF) e coordenador do Curso de Mestrado em Administração Pública (EBAP/FGV). Autor do ensaio: Os múltiplos e contraditórios retratos de Antônio Conselheiro.

Ricardo Lincoln L. Barrocas. Doutor em Psicologia (Universidade Paris 13 – Paris-Nord). Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coautor do ensaio: Manuscritos de Conselheiro: prédicas de um cristão.

João Pedro de Carvalho Neto, o João Pedro do Juazeiro, é autor no livro de 13 gravuras que se intercalam aos textos. Nasceu na cidade de Ipaumirim (CE), em 1964. Cresceu em Juazeiro do Norte, onde trabalhou como vendedor ambulante. Começou a fazer xilogravura na Gráfica Lira Nordestina. Em 1999, ganhou o Prêmio de Xilogravura no 5º Salão Norman Rockwell da Gravura e do Desenho. Em 2001, mudou-se com a família para Fortaleza. Participou de várias exposições, incluindo as internacionais, como Alemanha e Portugal. Já produziu mais de uma centena de álbuns de xilogravura e cordéis editados. Autor do livro XILOGRAVURA – A Arte de Gravar. Realiza oficinas e cursos de xilogravuras, que foram ministrados também em Quixeramobim, no Liceu e em três escolas da zona rural, sobre culturas populares e poetas. Em 2011 e 2012, coordenou oficinas de xilogravura na Casa Antônio Conselheiro, dentro da programação do Conselheiro Vivo, apresentando os trabalhos em 2014 com a exposição “Matrizes de Antônio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário