quinta-feira, 13 de março de 2014

Entidades debatem uso adequado da área de edificações em torno da Casa Antônio Conselheiro

Casa onde Marica Lessa, a famosa Guidinha do Poço teria morado. Conta a história que ela era madrinha de Conselheiro. (Foto: Danilo Patrício)
O Secretário Estadual de Cultura, Paulo Mamede, na primeira noite do Conselheiro Vivo 2014, fez fotos de um painel luminoso instalado no Centro Histórico do Ceará. O que chamou a atenção do secretário é que o equipamento não deveria estar ali, pois foi erguido dentro da Poligonal de Proteção da Casa Antônio Conselheiro. O prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta assegurou domingo, 9 de março, que até sexta-feira, 14, anuncia a retirada do painel do local e indica que ele ficará fora do Centro Histórico do Ceará, demarcado pela Poligonal de Conselheiro (Patrimônio Estadual) e da Casa de Câmara e Cadeia, único imóvel de Quixeramobim tombado no Plano Nacional.

Para não mais se debater e travar duelos sobre casos específicos, o 1º Fórum de Cultura e Turismo do Conselheiro Vivo, inserido na programação do Conselheiro Vivo 2014, propõe uma legislação específica para uma sintonia de ações entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e a Prefeitura Municipal de Quixeramobim para assegurar o uso adequado da Poligonal que delimita a área de edificações em torno da Casa Antônio Conselheiro. O assunto vai ser tema da segunda noite de debates do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo. O evento começa às 18 horas no quintal da Casa Antônio Conselheiro.

O tema do debate será “A Casa Antônio Conselheiro no contexto do Centro do Ceará: conquistas patrimoniais – Cultura, Educação e Turismo”. A Superintendência Estadual do Iphan Ceará e o representante do Departamento de Patrimônio Estadual, Otávio Menezes, vão participar das discussões. A administração municipal também confirmou presença. Amanhã o município recebe novas representações do Governo Estadual, através do Dragão do Mar, João Wilson, Departamento de Patrimônio Estadual, Otávio Menezes, e Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura, Xauí Peixoto.

Na Abertura do Conselheiro Vivo, a ONG Iphanaq apresentou campanha de propostas em adesivos dentro de temáticas para decisões públicas (ver imagens). Um dos exemplos de imóveis de grande projeção nacional é a antiga Casa de morada na zona urbana de Marica Lessa, ponto de partida para o personagem Dona Guidinha do Poço (de Oliveira Paiva), marco do universo sertão na literatura brasileira. A informação foi contextualizada pelo arquiteto e compositor Fausto Nilo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário