quinta-feira, 1 de maio de 2014

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NO ASSENTAMENTO OLHO D’ÁGUA


No dia 29 de abril o Cineclube Iphanaq esteve no Assentamento Olho D’água do Forno, nas proximidades da Serrinha de Santa Maria realizando exibição de cinema. Foi a primeira vez que esse projeto esteve na citada comunidade. E para marcar a estreia foram exibidos os filmes: O curta infantil “Calango Lengo” e o documentário de Sérgio Resende “Sertão, Sertões”.
O primeiro destaca de maneira bem animada a trajetória do nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. Essa curta sempre quando exibido a criançada gosto muito. Desperta a curiosidade do público infantil. A mensagem do filme diz muito da realidade sertaneja. Destacou o presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil, que esteve prestigiando o cinema no Assentamento Olho D’água.
O segundo filme apresentado, inspirado em dois clássicos da literatura brasileira, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o filme é uma reflexão sobre a categoria mítica do sertão no Brasil contemporâneo.
O deslocamento das populações rurais para os grandes centros urbanos e, do outro lado, a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras, parecem confirmar a profecia famosa de Antonio Conselheiro: “O sertão vai virar praia, a praia vai virar sertão”.
             No mundo globalizado em que vivemos talvez se possa expandir o conceito de sertão para outras regiões do mundo, sendo o sertão o mundo do atraso e o litoral o assim chamado primeiro mundo. 
Filmado ao longo de dois anos, a produção percorreu os territórios míticos de Rosa e Euclides, o norte de Minas e o sertão baiano. Esteve também em Rondônia, palco da rebelião dos operários da usina de Jirau. E se debruçou sobre o novo “sertão” das comunidades pobres do Rio de Janeiro, sobretudo a da Rocinha e Dona Marta. (Fonte: TV Câmara).
Segundo os moradores da comunidade esse documentário, assim como o primeiro filme apresentado, retratam com muita fidelidade as incompreensões e definições do que seja o sertão. E esse filme nos mostra que o sertão está em todo lugar em qualquer parte do mundo. De fato existe uma mistura de saberes e culturas diversas, mas infelizmente o que ainda se vê são preconceitos e rotulações contra a s populações sertanejas, muitas vezes taxadas de “atrasadas”, o que não é verdade. Portanto esse filme nos ajuda a fazer essa reflexão. Destacaram.
O projeto Cineclube é uma ação cultural da Ong. Iphanaq que todo mês viaja as comunidades rurais de Quixeramobim para exibir cinema nacional e gratuito. Tem o apoio cultural do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Fausto Lopes e Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário