terça-feira, 27 de maio de 2014

PONTO DE CULTURA “PATRIMÔNIO VIVO” PARTICIPA DA TEIA NACIONAL DA DIVERSIDADE CULTURAL EM NATAL














De 21 a 24 de maio o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, representado pelo seu coordenador geral Neto Camorim, esteve participando da TEIA Nacional da Diversidade Cultural em Natal-RN.  Evento este, que além do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, congregou o Fórum da diversidade, Fórum de Gestores, Feira de Economia Solidária e Criativa, seminários e oficinas, reunindo os mais de 3.600 pontos de cultura de todo o Brasil, depois de quatro anos da sua última edição realizada em Fortaleza em 2010.
A Teia dos pontos de cultura se caracteriza no encontro no qual convergem os participantes dos encontros nacional e regional das instituições que integram o Programa Cultura Viva, que este ano completa 10 anos. Sendo, portanto um momento de protagonismo da sociedade civil em diálogo com o poder público, para avaliar suas ações e cobrar maior empenho dos governos para as políticas culturais.
     Enquanto integrante da delegação cearense que foi a Natal, o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo participou de algumas atividades nos quais foram:
  • Solenidade de abertura oficial da TEIA com a presença da Ministra da Cultura Marta Suplicy, presidente da Câmara Federal Dep. Henrique Eduardo Alves, Senador Inácio Arruda, PCdo B-CE e Dep. Fátima Bezerra, no qual os representantes dos pontos de cultura apresentaram sua pauta de reivindicação.
  • Fórum da Economia Solidária e Criativa para discutir ações de como inserir os produtos dos pontos de cultura no mercado em articulação em rede com outras instituições e movimentos sociais. Essa atividade contou com a presença do representante da Secretaria de Economia Solidária do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Vital Filho.
  • Encontro do setorial Afro Brasileiro onde aconteceram discussões sobre diversidade religiosa, capoeira, candomblé e outras manifestações culturais do povo afro brasileiro e dos povos tradicionais.
  • Exposição e vendas de produtos do ponto de cultura Patrimônio Vivo ( CD/DVD Boi de Reisado de Quixeramobim, Cartões postais e livros) na Feira de Economia Solidária e Criativa no stand destinado ao Ceará.
  • Participação na apresentação cultural da delegação do Ceará.
  • Participação da roda de conversa dos povos tradicionais ciganos e na sua apresentação musical.
  • Fórum de Mídia Audiovisual dos Pontos de Cultura onde foi discutida a proposta de criar uma TV WEB para os pontos de cultura; Marco Civil da Internet que ainda será regulamentado e será em rede colaborativa resultado da pressão social; Decreto da TV digital para implantação do canal da cultura; Maior ocupação do quadro “Outro Olhar” do Jornal da TV Brasil, que destina espaço para divulgação das produções dos pontos de cultura. Debate sobre o Canal dos Pontos de Cultura a TV ITEIA na internet, onde todos devem acessar e colaborar.
Segundo Neto Camorim participar da TEIA Nacional dos Pontos de Cultura foi à oportunidade de promover, reconhecer e valorizar o nosso potencial criativo brasileiro, tão diverso e plural nas suas mais variáveis possibilidades e representações. Foi um momento de celebrar mais também de cobrar políticas culturais mais democráticas, menos burocráticas e mais colaborativas
Além do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, quem também esteve em Natal participando da TEIA representando os artistas cearenses da cultura popular do boi de reisado foi Mestre Piauí de Quixeramobim.  
Neto Camorim - Coordenador Geral do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e integrante da Ong. Iphanaq.
















Texto: Neto Camorim
Fotos: Stênio Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário