segunda-feira, 2 de junho de 2014

CINECLUBE IPHANAQ RETORNA A VILA DE LACERDA














O Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim e o Sesc Ler deram continuidade neste dia 30 de maio ao projeto Cineclube Iphanaq que leva entretenimento e formação através da exibição de produções cinematográficas brasileiras.
Desta vez a exibição aconteceu na comunidade de Lacerda, um dos mais antigos distritos de Quixeramobim. As exibições ocorreram na Escola de Ensino Fundamental Vicente de Castro. A exibição contou com a participação de cerca de 70 pessoas envolvendo alunos do Ensino Médio do turno da noite além de várias crianças e adultos da comunidade que compareceram para participar da sessão de cinema.
A primeira exibição da noite foi o curta metragem, “Calango Lengo” que retrata a difícil vida nos períodos de estiagem no nordeste. Apesar da dura realidade que o filme apresenta tanto crianças como adultos se divertem principalmente pelo final que o filme apresenta com a chegada da chuva.
Na segunda exibição tivemos o filme “a pessoa é para o que nasce” onde a temática é um grupo de três irmãs cantadoras e que ambas partilham um problema visual dificultando assim as tarefas que normalmente executamos. Por outro lado a deficiência das mesmas não se tornou um empecilho para que fossem felizes.
O terceiro filme da noite foi Migrantes. Um documentário que mostra a realidade de milhares de pessoas que se deslocam temporariamente para o corte de cana nos estados do sudeste. O documentário destaca a realidade vivida por agricultores nos estados do Piauí e Maranhão. “Migrantes” conseguiu a atrair a atenção da maioria das pessoas que estavam na escola e ao final fizemos uma conversa sobre os filmes exibidos onde algumas pessoas externaram a realidade vivida e destacando que apesar da existência desse tipo de situação a realidade tem mudado bastante nos últimos anos.
Contrariando a temática dos filmes durante as exibições tivemos uma boa chuva que traz esperança aos trabalhadores rurais que anseiam melhores condições de vida.






Texto e fotos: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário