segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CINECLUBE IPHANAQ RETORNA A NENELÂNDIA COM EXIBIÇÃO DO FILME “OURO NEGRO”


No último dia 05 de setembro o Cineclube Iphanaq retornou a Escola Francisco Carneiro Sobrinho em Nenelândia (Cangati) para a realização de sua 5ª exibição naquela comunidade. Desta vez foi exibido o Filme: “Ouro Negro”, de Isa Albuquerque.
O filme apresenta que em Alagoas, José Gosch (Odilon Wagner) é um geólogo alemão que, entre 1910 e 1918, luta para implementar sua companhia de petróleo. Só que ele é assassinado pelo sócio, em uma trama elaborada por Otto Manheimer (Felipe Kannenberg), um conceituado técnico americano infiltrado no governo brasileiro. O legado de Gosch fica com seu aprendiz, João Martins (Danton Mello), de apenas 13 anos. Ao crescer, João e Pedro (Thiago Fragoso), filho de Gosch, se formam na Escola de Engenharia de Minas, em Ouro Preto. Mariana (Malu Galli), viúva do geólogo, vive com a filha Luísa (Luíza Curvo) no Rio de Janeiro. João se apaixona por ela, mas um amor de infância atrapalha os planos do casal: Camila (Maria Ribeiro), a filha de um amigo da família. Após a misteriosa morte de um herói da aviação brasileira, Paulo Matos (Walter Rosa), João e Camila resolvem seguir os planos do falecido e conseguem os estudos de Gosch sobre a bacia sedimentar de Alagoas e Sergipe. Eles conseguem fundar a companhia e participam do processo da descoberta do petróleo no Brasil.
Baseado em fatos reais, desde o início do século XX, devido aos interesses externos sempre presente, alguns homens contestaram os relatórios técnicos que negavam a ocorrência de petróleo no Brasil, e ousaram perfurar o solo em busca do chamado Ouro Negro.
Segundo a coordenadora da escola Idalina dos Reis Lima durante esses cincos anos que o cineclube iphanaq realiza exibição na escola da comunidade é sempre motivo de alegria e aprendizado diferente para os jovens. Esse filme no qual foi apresentado hoje, além de oportunizar acesso ao cinema, permitiu que pudéssemos assistir a uma aula de como se deu a pesquisa e os interesses internacionais para negar a existência de petróleo no Brasil. Portanto, além de uma atividade cultural foi uma oportunidade de se conhecer a história da busca pelo petróleo no Brasil. Queremos agradecer mais uma vez a Ong. Iphanaq por sempre nos prestigiar com a presença do cineclube todo ano em nossa comunidade. Destacou Idalina.
O projeto cineclube é uma realização do Ong. Iphanaq com o apoio cultural do SESC-Ler de Quixeramobim e do Sistema Maior de Comunicação, que mensalmente viaja pelas comunidades do município exibindo filmes nacionais e gratuitos.
Maiores informações: (88) 9220-0056 





Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário