domingo, 24 de agosto de 2014

GRUPO DE LEITURA “SERTÕES E MEMÓRIAS” CONCLUI ESTUDO DE DONA GUIDINHA DO POÇO


Depois de realizar no dia 17 de junho uma visita à comunidade de Canafístula Velha, antiga fazenda da Marica Lessa, o grupo de leitura “sertões e memórias” realizaram no dia 22 de agosto em frente à casa de Conselheiro, a conclusão do estudo da obra de Oliveira Paiva, Dona Guidinha do Poço.
Foram momentos de muito aprendizado para o grupo. Além da leitura do livro que foi ambientado no sertão de Quixeramobim no antigo Poço da Moita, hoje Canafístula Velha, distante 25 km da sede do município na região do Pirabibu. Visitar e conhecer o percurso da antiga fazenda de Marica Lessa, para a maioria dos integrantes do grupo de leitura que não conheciam, foi algo enriquecedor para a compreensão história e literária dessa importante obra. Destacou Willamy Nunes participante do grupo.
Após a conclusão da leitura de Dona Guidinha do Poço, ficou acertado entre os integrantes do grupo que eles farão a leitura do livro de Ismael Pordeus “A margem de Dona Guidinha do Poço”. O objetivo é que através da leitura dessa obra o grupo tenha uma melhor compreensão do contexto sócio-político e histórico-literário no qual foi produzida essa obra que relata um dos crimes de maior repercussão na época, onde Marica Lessa foi condenada como mandante do crime contra seu esposo, mas que até hoje provoca discussões e dúvidas sobre sua prisão. Vale a pena fazer uma análise dessas duas obras.
Boa leitura para o grupo!









Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário