segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CINECLUBE IPHANAQ RETORNA AO ASSENTAMENTO ALEGRE


No último sábado dia 02 de agosto o Cineclube Iphanaq retornou ao Assentamento Alegre, distrito de Uruquê, realizando exibição de cinema naquela comunidade. Já tinha passado por lá em abril de 2011 e voltou esse ano com a exibição do filme: “O Quinze”, de Jurandir Oliveira.
O filme a retrata a seca de 1915, sertão central do Ceará. Essa grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia (Maria Fernanda Meirelles), no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Maroca. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.
Segundo o senhor Ciro Rodrigues, morador do Assentamento, esse filme possibilita reviver algumas situações de dificuldades que os sertanejos vivem em épocas de seca, como a que agora estamos vivendo. Mas hoje os problemas são menores. Já tem algumas melhorias. Mas em épocas não muito distante a situações era parecida ao que retrata no filme. Isso é bom, para os mais jovens entenderem com as coisas eram difíceis no passado. E quem sabe isso os desperte a valorizarem mais as conquistas, ainda poucas, mas que vem acontecendo.
Para o secretário de políticas agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim Rogério Queiróz, que também mora na comunidade, a presença do cinema na zona rural oportuniza muita gente a ter o contato com essa arte pela primeira vez na vida. Portanto considero muito importante esse projeto do Iphanaq de viajar todo mês pelo sertão com exibição de cinema nacional, valorizando assim, a nossa cultura. Além de termos oportunidade de debater as questões do filme a partir de nossa realidade. Quero agradecer o Iphanaq por ter voltado a nossa comunidade e dizer que estamos sempre à disposição. Destacou o líder sindical.
O projeto cineclube é uma ação cultural da Ong. Iphanaq e tem o apoio cultural do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação.

Maiores informações: (88) 9220-0056 ou www.patrimoniovivo.org.br

Neto Camorim- Coordenador do cineclube Iphanaq






Texto: Neto Camorim
Fotos: Ciro Barbosa e Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário