quarta-feira, 30 de julho de 2014

42º Papo Cultural: Professor Neto Camorim exibe imagens de visita feita este mês aos Sertões de Canudos

O professor e historiador Neto Camorim exibiu na noite da última sexta-feira, 28, na Casa de Antonio Conselheiro, durante o 42º Papo Cultural, imagens de sua mais recente viagem aos Sertões de Canudos, Bahia.


Durante apresentação, Camorim falou de todo o percurso da viagem, desde sua saída de Quixeramobim até chegar em Bendegó, Distrito da cidade de Canudos (BA), onde, de lá, iniciou o percurso pelas cidades que compõem o entorno da histórica Canudos. O professor visitou na Bahia os municípios de Euclides da Cunha, Uauá, Quijingue e Monte Santo.


Neto havia programado com amigos a viagem desde o ano passado, mas, na impossibilidade destes, seguiu sozinho, mas sempre com espírito peregrino de Conselheiro. Durante a passagem por Euclides da Cunha, foi recebido pelo também professor Carlos Carneiro, que foi uma espécie de guia durante a viagem, conhecedor que é da região. Carlos Carneiro esteve em Quixeramobim em março, durante o Conselheiro Vivo, integrando delegação de Canudos que anualmente realiza a viagem.


Em Canudos, Neto também reviu amigos e ainda visitou o roçado de Dona Bebé, uma simpática senhora que recebe comitivas em sua própria casa durante a Romaria da Terra, que acontece anualmente em outubro. Ele revelou que havia se emocionado quando viu uma pequena casa de ‘taipa’ no roçado de Dona Bebé: “Quando vi aquela casinha naquele roçado lembrei logo de minha infância, morei em uma casinha parecida junto de meus pais”, disse aos presentes.
Ao final do Papo Cultural, o professor fez uma homenagem a Ariano Suassuna, que recentemente nos deixou. Ele leu um artigo do professor Gilmar de Carvalho, publicado nos últimos dias no Jornal O Povo, e comentou sobre sua importância para a cultura Nordestina.

O projeto Papo Cultural acontece na noite última sexta-feira de cada mês, na Casa de Antonio Conselheiro, 19h30, em Quixeramobim. É uma realização da Ong Iphanaq.

Texto e postagem: Elistênio Alves
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário