quarta-feira, 2 de julho de 2014

Danilo Patrício lança obra “Festeiros do Tempo: Cantos e Memórias no Sertão-de-dentro”, em Quixeramobim

Reconstruindo a história do folguedo Boi do Reisado no Sertão de Quixeramobim, o livro “Festeiros do Tempo: Cantos e Memórias no Sertão-de-dentro”, será lançado neste sábado, 05, às 20 horas, na Escola Assis Bezerra, localizada no centro do município. O livro será apresentado pelo professor Antônio Carlos Lemos da Cruz.


A obra é resultado da dissertação de Mestrado do escritor no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o jornalista, professor e historiador Danilo Patrício.


“O reisado como nós conhecemos hoje é a agregação de várias práticas culturais, congos, caboclinhos entre outras devoções. O boi é o grande encontro dos viajantes”, disse Danilo em entrevista ao Sistema Maior.

O autor resgata o Boi do Reisado através de memórias, dados geográficos, citações de grandes autores da literatura brasileira, além de trazer figuras humanas, representados na história por três festeiros: Antônio Dão (Banabuiú), Zé Gildo (Quixadá) e João Alfredo (Itatira), sendo os dois últimos mestres do reisado.

Do Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário